Aparte
Falando em renovação, Laércio Oliveira lança na Câmara candidatura à Presidência da CNC

Laércio Oliveira: dando largada em busca de um grande espaço

Reeleito presidente da Fecomércio de Sergipe esta semana, o deputado federal Laércio Oliveira, PP, lançou nesta quarta-feira, 9, seu nome à disputa pela Presidência da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo, que contempla o Sesc e o Senac.

A CNC está para estas atividades assim como a Confederação Nacional da Indústria - CNI - para este outro setor da economia nacional. No passado, esta foi presidida por Albano Franco por 11 anos. A eleição da CNC vai acontecer no mês de setembro deste ano.

Laércio Oliveira fez o lançamento do seu projeto eleitoral para a CNC num equilibrado discurso no plenário da Câmara Federal, no qual falou da necessidade de renovação. Para ele, isso inicia-se por interditar a permissão infinita de reeleições na instituição. “A palavra de ordem é renovar”, pontuou.

“Além de ações para ampliar a transparência e a divulgação de nossas ações, tenho entre as minhas propostas a delimitação do direito a apenas uma reeleição na CNC. Precisamos estabelecer um processo de oxigenação permanente e de estímulo ao desenvolvimento de novas lideranças que ajudarão a forjar uma sociedade cada vez mais ativa e pujante”, disse o parlamentar num dos trechos do discurso.

“Acredito que o sistema CNC tem obrigação de assumir sua dimensão e atuar com mais protagonismo e abertura nos diversos campos da nossa sociedade. É nossa obrigação estar cada vez mais próximos e subsidiando a construção de boas políticas públicas. Para isso, é necessário abrir mais nossas instituições, oxigenar nossas ideias e trazer uma vitalidade crescente na nossa atuação. A palavra de ordem é renovar”, reforçou ele. Vale a pena ler todo o discurso de Laércio Oliveira:

Senhor presidente, senhoras e senhores deputados. A vitalidade da democracia e o nosso futuro dependem da força das instituições da sociedade. Elas promovem com o Parlamento um diálogo construtivo em busca de soluções para o país. Hoje, peço a atenção de todos para um fato relevante relacionado à CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo -, entidade empresarial da maior importância no contexto institucional brasileiro.

Como é de amplo conhecimento, o Sistema CNC, suas 27 Fecomércios e sete Federações nacionais de setores de serviços, todas com seus respectivos sindicatos, em conjunto ainda com as estruturas nacional e regionais do Sesc e do Senac, formam hoje uma verdadeira potência institucional e de prestação de serviços.

Essa rede, de grande capilaridade e estruturas espalhadas, leva qualificação e serviços a trabalhadores e empresas em todo o território nacional. Sua força é resultado de uma construção coletiva de décadas, conduzida com esforço e determinação.

O fato relevante é que, em 2018, teremos eleição para a Presidência dessa destacada instituição e, após 38 anos de gestão, o presidente Antônio Oliveira Santos deixará o cargo. Sem dúvida, este é um momento de renovação.

Como parlamentar, me senti na obrigação de compartilhar com meus pares que sou candidato à Presidência da CNC. Ser uma das pontes entre o Congresso e a CNC foi um dos desafios aos quais me propus nos últimos anos.

Minha atuação nesta Casa tem sido pautada pela defesa do fortalecimento do ambiente de negócios que, na minha visão, é o único caminho para gerarmos desenvolvimento e atendermos às necessidades de toda a nossa população, em especial, das classes e regiões mais desfavorecidas.

Como representante dos setores de comércio e de serviços de todo o país e dos eleitores do meu Estado de Sergipe, trabalho diuturnamente para ajudar a fazermos as melhores escolhas para o nosso país.

Na minha vivência na nossa Câmara dos Deputados, tive a felicidade de uma convivência fraterna e produtiva com meus colegas de todos os campos políticos e ideológicos. Na minha vivência na nossa Câmara dos Deputados, tive a felicidade de uma convivência fraterna e produtiva com todos os meus colegas políticos de todos os matizes.

Na condição de vice-presidente da CNC, e também da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, atuei diretamente e conseguimos obter êxito em diversos projetos que julgo de grande relevância e interesse da população e dos setores que represento.

Cerramos fileiras em temáticas difíceis, a exemplo da trabalhista, para as quais nós parlamentares sabemos o elevado custo pessoal e político. Mas tudo vale a pena, se a direção e a intenção são as corretas. Muitas vezes com visões diferentes, é fato que todos aqui queremos criar um ambiente em que as empresas possam gerar mais e melhores empregos para nossos trabalhadores.

Para defender empregos e empresas, também atuamos fortemente na área tributária. Coordenamos junto com colegas parlamentares uma ampla mobilização institucional contra a proposta de reforma do PIS/Cofins, que trazia embutida forte aumento de impostos.

Com essa ação, evitamos que graves prejuízos atingissem os setores mais intensivos em mão de obra. Com o apoio decisivo e visão do nosso presidente Rodrigo Maia, salvamos milhares de empresas e empregos.

Entre outros temas institucionais relevantes para o ambiente de negócios e empresas de comércio e serviços, sou presidente da Comissão Especial que discute o novo Código Comercial Brasileiro e vice-presidente da Comissão Especial da Lei de Licitações.

O intenso trabalho nesta Casa me permitiu conhecer a dinâmica de construção das leis e políticas públicas que fomentam nossos avanços. Foram muitas frentes de batalha, contando com apoio dos mais diversos segmentos empresariais.

Isso permitiu formar uma sólida rede de relacionamento político, institucional e empresarial, que certamente será de grande valia para continuarmos contribuindo para a superação dos grandes desafios dos novos tempos.

Senhoras e senhores deputados. Enfrentarei uma eleição difícil, mas na qual estamos muito bem posicionados e vamos vencer. Mudar e melhorar é uma necessidade, mas que encontra resistências. A outra chapa é liderada por um companheiro com 36 anos à frente da Fecomércio do Amazonas e que tem também aliados engajados com a proposta de continuidade que soa bem para alguns dos votantes. Porém, sei que nosso Sistema CNC tem plena consciência de que é hora de renovar.

Ao alcançarmos a Presidência da CNC, missão para o qual conto com o apoio de todos nesta Casa, gostaria de ampliar significativamente o diálogo de nossas instituições empresariais de comércio e serviços com toda a classe política.

Tenho admiração pela a importância e esforço que entidades como a Confederação Nacional da Indústria –CNI -, a Confederação Nacional da Agricultura – CNA -, entre outras, emprestam ao trabalho político institucional.

Porém, acredito que o sistema CNC tem obrigação de assumir sua dimensão e atuar com mais protagonismo e abertura nos diversos campos da nossa sociedade. É nossa obrigação estar cada vez mais próximos e subsidiando a construção de boas políticas públicas. Para isso, é necessário abrir mais nossas instituições, oxigenar nossas ideias e trazer uma vitalidade crescente na nossa atuação. A palavra de ordem é renovar.

Além de ações para ampliar a transparência e a divulgação de nossas ações, tenho entre as minhas propostas a delimitação do direito a apenas uma reeleição na CNC. Precisamos estabelecer um processo de oxigenação permanente e de estímulo ao desenvolvimento de novas lideranças que ajudarão a forjar uma sociedade cada vez mais ativa e pujante.

Outro desafio que pretendo avançar, relaciona-se à sustentabilidade da nossa estrutura sindical, que precisará ser cada vez mais forte e sustentável, desafio este imposto pela Reforma Trabalhista. Nossas entidades precisam ser cada vez mais representativas e terem apoio e condição de entregar valor às suas bases empresariais nas negociações coletivas e nas ações institucionais em prol de seus setores.

Além dos avanços institucionais e na estrutura das instituições, gostaria de pedir a atenção de todos os meus companheiros de parlamento para o que considero o maior desafio de nosso país: a educação para o trabalho no novo mundo digital.

Por fim, quero destacar a importância do papel do Sesc e Senac para o nosso país. No ano de 1977, fui aluno do Senac de Sergipe, aprendizado que foi fundamental para minha vida. A partir do curso, fui aprovado no serviço público federal e passei a conquistar uma melhor condição de vida.

Os Sistemas Senac e Sesc têm um trabalho fantástico desenvolvido em todo o país. O Sesc e o Senac devem, inegavelmente, ser motivos de orgulho para todos nós. Agora, nossa missão é ser um ator decisivo neste novo momento.

Qualquer um de nós fica maravilhado, e até assustado, quando paramos para conhecer um pouco sobre os efeitos das novas tecnologias no mundo do trabalho. A inteligência artificial, a automação e outras mudanças têm efeitos transformadores que exigirão respostas rápidas da nossa sociedade.

Não tenho dúvida de que precisamos dar um salto qualitativo na educação profissional para garantir oportunidades para nosso trabalhador e desenvolvimento para o nosso país. Sabemos da dificuldade do nosso sistema educacional para responder aos novos desafios na velocidade e qualidade necessárias.

Assim, nossa proposta mais estruturante é o modelo quatro ponto zero (4.0) para o Senac e o Sesc. Vamos revisar toda a nossa estrutura e plataformas de ensino para atualizar rapidamente nossas instituições para essa nova realidade. Vamos atender às necessidades de nossas empresas e de nossos trabalhadores, ao tempo em que vamos ajudar também o próprio setor público neste processo, levando novas metodologias e apoio neste processo.

Como apoio efetivo dos meus companheiros parlamentares neste processo eleitoral e em nossa gestão como presidente do sistema CNC/Sesc/Senac, ampliarei nossas ações com inovação, modernidade e apoio concreto a todos os Estados, para que possamos exercer com efetividade nossa missão de transformar os melhores sonhos em realidade. Agradeço a atenção de todos."

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.