Aparte
Valadares Filho destaca alto índice de desemprego em Sergipe

Valadares Filho: reforma trabalhista só agravou o desemprego

O alto índice de desemprego no Brasil e, em especial em Sergipe, foi o assunto que levou o deputado Valadares Filho, PSB, à tribuna da Câmara nesta semana. O deputado destacou que, em Sergipe como um todo, a taxa de desemprego fechou o ano de 2017 em 13,4%, mas em Aracaju, no segundo trimestre de 2017 a taxa foi de 16%. “Isto é taxa bem superior à nacional”, destacou o parlamentar.
    
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE -, no primeiro trimestre de 2018 o desemprego no Brasil atingiu o patamar de 13,1%, com o triste registro de 13,7 milhões de desempregados. 

Nestes três primeiros meses do ano, houve redução de mais de um milhão de postos de trabalho - 327 mil na indústria; 389 mil na construção; e 396 mil vagas no comércio. “Esses dados mostram que nem o governo federal nem o governo estadual estão adotando medidas eficazes de combate ao desemprego”, ressaltou.

Para o deputado, é dever do Poder Executivo buscar reverter essas taxas, reativando a economia, propiciando mais condições de empregabilidade. “Infelizmente, não é isso o que vem ocorrendo no Brasil e, muito menos, no Estado de Sergipe”, lamenta. Valadares Filho também falou do fracasso da reforma trabalhista em criar postos de trabalho. 

O parlamentar destacou que o argumento do Governo Federal para aprovação da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, era o de que as excessivas amarras da CLT inibiam o emprego; e que as volumosas contribuições sociais e impostos faziam com que empresários não se arriscassem a empregar. As medidas defendidas iriam diminuir o desemprego.

Mas não é isso que vem ocorrendo, disse Valadares Filho, que votou contra a aprovação da reforma trabalhista. Desde então, o parlamentar já sabia que as medidas propostas na reforma não iriam propiciar a criação de novos postos de trabalho, mas tornar ainda mais precárias as relações de trabalho. “O que vem ocorrendo na prática é o aumento da informalidade. É a primeira vez na história que o número de trabalhadores sem carteira assinada superou o conjunto de empregados formais”, destacou.

Segundo o IBGE, em dezembro de 2017, o número de trabalhadores informais foi de 34,2 milhões, superando o contingente formal, que somava 33,3 milhões; ao mesmo tempo, o total de trabalhadores sem registro em carteira cresceu 5,7% no mesmo período; e a categoria dos trabalhadores por conta própria somava 23,2 milhões de pessoas ao fim de 2017, com um crescimento de 4,8% em relação ao fim de 2016.

Para reduzir o desemprego em Sergipe e trazer para formalidade trabalhadores que se encontram na informalidade é necessário que o atual governo adote medidas eficazes para fomentar a economia. “Só assim será possível criar novos postos de trabalho e reduzir o desemprego”, disse o deputado.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.