Aparte
ETC & TAL - Ruas e avenidas de Aracaju poderiam reavivar memórias de nomes de grandes figuras

Antonio Carlos Viana: possivelmente ele discordasse de uma homenagem, mas é credor

A Câmara de Aracaju bem que poderia fazer uma varredura melhor (e maior) de espaços públicos batizados com nomes de pessoas vivas, retirá-los definitivamente e em seus lugares fazer justas homenagens a pessoas que já se foram, mas que marcaram o seu tempo.

Neste sentido, o Legislativo o até mandou bem, ao retirar recentemente, por um projeto do vereador Josenito Vitali, o nome do ex-conselheiro do Tribunal de Contas Heráclito Rollemberg daquele trechão que vai do DIA até o final do muro do Aeroporto Santa Maria/Augusto Franco, pela parte sul da capital, e dar-lhe nome de José Carlos Silva, o empresário. Este, sim, um falecido desde agosto de 2015, e credor.

Não que Heráclito Rollemberg não tenha méritos. Nem créditos. Os tem. O cara foi prefeito de Aracaju, ajudou a gerar o legado do Parque Augusto Franco/Sementeira. E isso vale muito. Mas está vivíssimo. Há tantas ruas, praças e avenidas da cidade nomindas por vivos e tantos mortos credores de homenagens.

Dois deles hipercredores: o empresário Paulo Figueiredo, da histórica Loja Irmãos Figueiredo - teve até seu nome lembrado num puxadinho de avenida no final da Euclides Figueiredo, chegando em Socorro, o que não está à altura da importância dele - e o escritor Antonio Carlos Viana, autor de “O Meio do Mundo e outros contos”, “Jeito de Matar Lagartas”, “Aberto Está o Inferno” e outros tantos livros de contos que puseram Sergipe na rota nacional da boa literatura nas duas décadas.

@ Dá-lhe, Belivaldo - Saindo na frente mais uma vez, o governador Belivaldo Chagas inaugura o comitê de campanha de sua chapa nesta quarta, 22, antes da dos demais. O espaço ficará na Avenida Barão de Maruim e será aberto às 17h30, após uma caminhada pelo Centro. Terá no ato a presença do candidato a vice-presidente das improvável chapa de Lula, Fernando Haddad. Ele vai passar por Aracaju em visita nesta quarta. 

@ Adeus relacionamento - Chegou ao fim a aliança política entre o deputado estadual Garibalde Mendonça, MDB, e o empresário Adriano Cabral. Os dois não chegaram a um acordo nestas eleições e acabaram rompendo depois de 16 anos caminhando juntos. “Apesar disso, nossa respeitosa amizade continua”, garante Adriano, que chegou a cogitar uma candidatura de deputado federal agora em 18. Com o rompimento, Adriano está apostando em Rodrigo Valadares para estadual. Garibalde vai tentar o sexto mandato ininterrupto de deputado estadual - ele se elegeu em 1998, gostou e nunca mais saiu desta ciranda. É tido como um dos 24 que retornarão ao mandato.

@ Duas mortes, duas tristes perdas - O Brasil perdeu nesta terça, 21, um grande gestor de comunicação, o diretor de Redação da Folha de S. Paulo, Otávio Frias Filho. Tinha 61 anos. Como Déda, ele foi vítima de um câncer de pâncreas. No domingo, 12, morreu em São Paulo, o jornalista e matemático Claudio Weber Abramo, um dos criadores da ONG Transparência Brasil. Tinha 72 anos. De câncer no intestino. Weber trazia o nome do pai, o grande jornalista Claudio Abramo que, por coincidência, inicia as reformas deste grande jornal que é Folha de S. Paulo da família Frias, cuja redação Otávio dirigiu por 36 anos, dando bons exemplos pro Brasil e pro mundo. Pelos dois, o sentimento profundo desta Coluna Aparte.

@ Viva dona Judite Oliveira Lima - Vou sair do script dos fatos políticos e registrar aqui um informe bem na esfera pessoal: neste dia 22 de agosto, dona Judite Oliveira Lima, que vem a ser minha mãe, faz 82 anos. Ela é 1936. Tinha 24 anos, dois meses e 22 dias quando me sacudiu no mundo lá naquele distante 11 de novembro de 1960 de Várzea do Poço, pelo que muitíssimo agradeço. Ela é do mesmo dia e mês - não do ano - de um dos maiores fotógrafos da humanidade, o francês Henri Cartier-Bresson. Só uma mera coincidência, para iluminá-la mais nesta hora ímpar.

@ Valmir Monteiro mandando ver - Este Valmir Monteiro é um danado - não direi que tem parte com o cão para não aviltar seu credo religioso: tocando 75 obras ao mesmo tempo no corpo do município de Lagarto, não é que ele vai anunciar, em breve, um pacote de pavimentação de 50 ruas na cidade? Isso mesmo: 50. Valmir fez um catado de becos, vielas, pequenas ruas esquecidas ao longo do tempo pelas gestões públicas, e vai anunciar as pavimentações. “Tudo com recursos próprios e devem custar algo perto de R$ 1,5 milhão. Isso tem um grandioso alcance social na vida das pessoas, e é o que me alegre como gestor público”, diz o prefeito lagartense. 

@ - Olha o Belivaldo aí em portal! - Está no ar o site do candidato à reeleição ao Governo do Estado, Belivaldo Chagas, PSD. O endereço eletrônico é belivaldo.com.br e reúne informações sobre trajetória, agenda de campanha, projetos, além de notícias e fotos. Segundo os organizadores, a página possui um visual leve e moderno, criado para facilitar o acesso dos internautas e o compartilhamento das informações com todos os sergipanos. No endereço eletrônico, os sergipanos podem fazer download do Programa de Governo Pra Sergipe Avançar, documento em que, junto com Eliane Aquino, candidata a vice-governadora, o candidato à reeleição apresenta à sociedade suas propostas para o ciclo 2019-2022, se for reeleito. Estruturado em sete grandes eixos estratégicos de ação, englobados por áreas temáticas, o Programa Pra Sergipe Avançar considerou a necessidade urgente de superar a crise financeira e retomar a capacidade de investimento do Estado e, com isso, se contrapor à crise no mercado de trabalho.

@ Uma Senhora Bossa Nova – Na próxima quinta, 23 de agosto, no Museu da Gente Sergipana, acontecerá um círculo de palestras sobre o movimento da Bossa Nova, que está completando 60 anos. Lina Sousa, organiza um elenco de palestrantes a fim de mostrar a Bossa Nova como gênero genuinamente brasileiro e que encantou o mundo com os seus acordes e suas harmonias diferentes e ousadas. Lina Sousa, Diego Lima, Paschoal Maynard, Mário Sérgio, Luiz Eduardo Oliva e João Ventura abordarão esse movimento que revolucionou a música popular brasileira. Um aspecto importante será abordado nessa palestra, uma vez que, pela primeira vez a Bossa Nova será abordada com enfoques sergipanos e trará a importância do sergipano/baiano João Mello para o movimento e a música como um todo. Será partir das 15 horas.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.