Aparte
Lugar de Manoel Messias de Capela é na cadeia II

Manoel Messias de Capela: a cadeia é como a justiça: tarda, mas...

Esta coluna e seu autor - que sou eu, jornalista Jozailto Lima - não vão alimentar contenda com esta figura que a vida pública vai aos poucos segregando e sepultando, que é Manoel Messias de Capela. Ele não merece. E os conceitos dele sobre a minha pessoa não abalam a menor ponta da minha passarinha. 

Com Manoel Messias de Capela a recomendação é ter paciência. Para combater a maldade dele, e atenuar seu ato tão vergonhoso, que vem de uma falsificação da sua própria assinatura, levando a erro uma perícia técnica da PF, valho-me do provérbio sempre atual, segundo o qual “os maus por si só se destroem”. Como não sou messiânico, não teorizo aqui o fato de ser o capelense uma pessoa do mal, da mentira, da perversidade.

O caso dele - se falsificar a si mesmo - não deveria nem estar mais sendo objeto de nossas preocupações. Mas há pessoas que ainda não têm a consciência do que é capaz o tal do Manoel Messias de Capela. Por isso que esse assunto ainda rende notícia, ainda contamina esta coluna e nosso Portal JLPolítica. Ainda mais porque entram interesses políticos de toda ordem para desgastar a minha pessoa e o PSB, partido ao qual não pertenço. Aliás, não pertenço a nenhum – e nem pertencerei.

Mas veja você, leitor, a forma como o ex-presidiário de Capela foi pra cima do senador Antonio Carlos Valadares, tentando macular a imagem pública dele e colocando a mim como seu assessor, como um guru - logo eu, que nunca lhe prestei qualquer assessoramento, e como se Valadares, do alto dos seus 55 anos de expertise na política necessitasse de assessoramento de alguém para identificar na figura dum mequetrefe e fanfarrão como ele a imagem de um farsante.

Do alto da sua psicopatia, Manoel Messias de Capela não consegue ver que o PSB e Valadares agiram para proteger a imagem do partido do desgaste de uma candidatura que tinha votos, sim, mas cujo comportamento público do então candidato manchava a história de pessoas honestas. Manchava tanto, que a Justiça Eleitoral não validou o punhado de votos que ele teve como capaz de lhe valer um mandato. E nem vai validar jamais.

Entre o voto e a coerência moral, o PSB preferiu a última alternativa, a que mais se harmoniza com os tempos nebulosos porque está passando o Brasil. O que Manoel Messias de Capela não consegue captar e nem ler é que ele se inscreve, a rigor, entre aqueles que chafurdam na corrupção, e que esta é a maior responsável pelas agressões de que padece o Brasil nesta hora.

Gostaria, enfim, e com demasiada ternura e honestidade, que o capelense entendesse que não se trata de uma mera figura de linguagem o título da coluna de ontem, quando prefixa que “Lugar de Manoel Messias de Capela é na cadeia”. Que ela lhe chegue logo.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.