Aparte
OPINIÃO- O cheiro das pessoas é uma arma de sedução

[*] Adalberto Vasconcelos de Andrade

Não so apenas os animais no cio que são estimulados pelo cheiro que os machos e fêmeas exalam. Entre os seres humanos, a atração e o desejo pelo sexo oposto são também despertados e incrementados pelo cheiro.

As indústrias de perfumes investem milhões em pesquisa sempre em busca de novas essências e diferentes fórmulas, na esperança de atingir o maior número possível de fragrâncias.

Os fabricantes pesquisam e sabem que o sucesso de um produto aromático não está na embalagem, mas no seu potencial de seduzir pelo cheiro o complexo mercado dos sonhos.

Quem não sonha com um perfume que o torne desejável ou inesquecível?  Quem não se lembra do cheirinho de um bebê e o conserva na memória?

Quem não o associa aos perfumes infantis - desde um simples talco, um sabonete, um shampoo ou a suavidade da seiva de alfazema?

O bebê na sua inocência tem o cheiro da sedução. Por isso, conquista a todos sem precisar se expressar. Por analogia e por extensão, eu arrisco afirmar que o cheiro seduz mais que o poder da palavra.

Quem deseja ser marcante na vida de alguém, não precisa possuir um rico vocabulário, ser bacharel em Letras, poeta ou escritor. 

Por uma questão de justiça, eu não vou afirmar que quem possui um desses predicados não tenha lá o seu valor. No processo de abordagem, principalmente, a educação, o caráter, a gentileza e o nível intelectual do homem e da mulher são virtudes que fazem a diferença.

Com o domínio das palavras e boas ideias, conseguimos vender uma imagem positiva a nosso respeito. Somos capazes de agradar, de convencer, de chamar a atenção e de despertar o interesse do sexo oposto.

Uma boa conversa impressiona, atrai, seduz e conquista tanto quanto um sorriso. Mas com o passar do tempo - depois de muitos encontros e desencontros -, é possível apagar da memória nomes, lugares e antigas paixões.

O tempo somado à distância é uma combinação cruel. Se um casal apaixonado perde por qualquer motivo o contato físico, não há paixão que sobreviva.

No início tudo é ilusão. Depois vem a realidade, a melancolia, a tristeza e a saudade. A saudade machuca. Dói demais. Dá vontade de esquecer de quem está longe dos olhos, mas que insiste em ocupar todos os espaços do coração.

E pouco adianta ficarem trocando correspondências, mensagens ou confidências por telefone. Nessas circunstâncias, esquecer não é uma opção. É uma consequência.

A paixão entre os amantes precisa do contato físico, do sexo com emoção, do envolvimento, da cumplicidade e da presença constante do outro. 

Sentir o cheiro - do corpo suado, após o banho ou depois do amor -, é preciso. Não importa o que diz a razão, o cheiro das pessoas é um apelo da alma que enfeitiça o coração. 

O cheiro é uma identidade peculiar, tão individual que é o mais próximo do inesquecível que conseguimos perceber de alguém.

O perfume tem um papel importante, pois além do seu poder de atrair e seduzir, de se fazer lembrar, estabelece principalmente, um vínculo com a imagem e a personalidade de cada um.

Usar uma fragrância marcante, além de chamar a atenção de todos por onde passa, faz com que o indivíduo seja lembrado, mesmo quando não está presente.

Mas, os perfumes não devem anular seus próprios odores corporais. É preciso escolher um que seja adequado à sua pele, a seu estilo e a sua personalidade.

 

Confesso que nunca subestimei o poder das palavras, nem duvido da cultura, do nível intelectual e do conhecimento individuais como armas de sedução.

Mas, na conquista, no amor e no sexo, o cheiro é tudo.  É uma coisa de pele. É pura química. Isso é tão verdadeiro que, mesmo quando um grande amor se acaba ou um romance chega ao fim, quem se foi pode até não se lembrar de quem ficou, mas do cheiro não há quem consiga esquecer.

[*] É administrador de Empresas, policial rodoviário federal aposentado e escritor. Este texto e mais três outros da mesma linha de afetividade humana e de autoria dele serão publicados nesta Coluna Aparte como forma de homenagem ao Mês dos Namorados.

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