Aparte
OPINIÃO - Márcio Souza: de volta para o futuro 

[*] Adalberto Vasconcelos de Andrade

Com apenas 41 anos, o jovem Márcio Souza, policial militar, bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe, sai do processo eleitoral deste ano com mais peso e expertise política do que quando entrou. 

O Michel J. Fox da política local e ex-candidato do PSOL ao Governo do Estado de Sergipe nas eleições do último dia 7 de outubro, já confirmou o seu nome como pré-candidato a prefeito da cidade de Estância no pleito de 2020. O será  pela quarta vez, diga-se de passagem. 

Em 2008, quando concorreu pela primeira vez, Souza, PSOL, obteve 921 votos. Filadélfo Alexandre, PMDB, 11.965 e Ivan Leite, PSDB, foi eleito com 19.040 votos dos estancianos. 

Em 2012, Márcio Souza volta ao cenário político e aos poucos vai sedimentando o seu nome junto ao eleitorado:  recebe o voto de confiança de 2.339 eleitores. Gilson Andrade, PTC, crava 11.103 votos e Carlos Magno, DEM, sai vitorioso com 18.381 votos válidos.  

Mas a grande surpresa estava reservada para o pleito de 2016. Aos números: Gilson Andrade, PTC, 14.405 votos (40,79 %), Carlos Magno, PSB, 11.149 (31,57 %) e Márcio Souza, PSOL, 9.556 (27,06 %) do total de votos dos estancianos. Como podemos perceber, entre o pleito de 2012 e o de 2016 o policial militar teve um crescimento de 308 % - uma marca que não pode ser desprezada pelos seus eventuais adversários nas eleições de 2020.

O eleitor, de um modo em geral, tem demonstrado o desejo de renovação do quadro político, e o povo sergipano mostrou de forma clara essa vontade através das urnas este ano - surpreendendo nomes de peso e de tradição política -, aposentando alguns caciques e mandando de volta pra casa tantos outros políticos de carreira.

Como candidato do PSOL ao Governo de Sergipe, o estanciano Márcio Souza teve um desempenho bem acima das expectativas - tanto local quanto em âmbito estadual. Os números não me deixam mentir.

No primeiro turno, Souza conquistou 15.588 votos dos sergipanos, ficando a frente do ex-deputado estadual e federal Mendonça Prado - presidente estadual do DEM e uma importante liderança política em nosso Estado -, que obteve 12.280 votos, apenas. 

Na cidade de Estância, o economista Márcio Souza contabilizou 7.929 votos, perdendo apenas para Eduardo Amorim, PSDB - tendo como seu vice na chapa o ex-deputado e ex-prefeito Ivan Leite, PRB -, que atingiu a marca de 8.118 votos.

A diferença de 189 votos é pequena demais para quem não contou com a estrutura que as outras chapas majoritárias - com as suas vastas coligações partidárias - tiveram. 

No segundo turno, algo mais me chamou a atenção.  O candidato Valadares Filho, PSB, que no primeiro turno recebeu 3.371 votos dos estancianos, no segundo turno saltou para 7.967 votos, o que corresponde  a um crescimento de 136 %. O voto de Márcio Souza pode ter feito a diferença do primeiro para o segundo turno? Essa é a pergunta que seus eventuais adversários devem fazer. São variáveis que não podem ser desprezadas por quem sonha em sentar na cadeira de prefeito da querida Cidade Jardim a partir de 1° de janeiro de 2021. 

Pelo menos cinco nomes bastante conhecidos do povo estanciano já se declararam pré-candidatos ao comando da cidade. Mas, isso é assunto para um outro artigo. O fato é que o resultado das urnas nas eleições desse ano no município de Estância tem deixado muita gente preocupada, sem dormir. Ou quiçá tendo pesadelos.

[*] É administrador de Empresas, policial rodoviário federal aposentado, escritor e colaborador  efetivo do Portal JLPolitica.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.