YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author 4eb5c947b54eb69b
Jozailto Lima

É jornalista com 35 anos de experiência profissional. Antes do Cinform, trabalhou nos jornais Feira Hoje, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, TV Subaé e Jornal de Sergipe.

Visita de Alckmin: Valmir pedirá por Itabaiana e Eduardo Amorim, por Sergipe. Ambos pensaram na BR-235
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
03d8a2420d6ade48

Valmir de Francisquinho: pensando alto em nome de Itabaiana

A passagem por Sergipe do pré-candidato a presidente da República Geraldo Alckmin, PSDB, neste domingo e na segunda-feira, não deve ser apenas decorativa. O pré-candidato ao Governo de Sergipe pelo mesmo partido dele, senador Eduardo Amorim, e o prefeito da cidade de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, PR, vão produzir documentos oficiais com reivindicações a ele para Sergipe e para Itabaiana como eventual candidato e eventual presidente.

Alckmin tem agenda no domingo à noite em Itabaiana, a propósito da Festa dos Caminhoneiros da cidade, e na segunda com empresários em Aracaju – que também devem demarcar terreno. Nesta quarta-feira, 6, o prefeito e o senador falaram com esta Coluna Aparte, nesta ordem. Ambos manifestaram preocupação em fazer com que o presidenciável saísse de Itabaiana e de Sergipe com pleitos regionais de Itabaiana e do Agreste e estaduais.

Um desses pleitos habitam as intenções dos dois - de Valmir e de Eduardo: a duplicação da BR-235 de Itabaiana a Aracaju. “Essa é uma obra imprescindível para o Estado de Sergipe e mais ainda para Itabaiana. Ouso dizer que a duplicação da 235 equivale à duplicação de Itabaiana dentro de pouco mais de um década”, afirma Valmir.

“Estamos ainda em fase de elaboração das propostas com a nossa equipe, mas tenho em mente pelo menos mais tópicos. O primeiro, seria o comprometimento do Governo da República, sob uma gestão de Alckmin, de dotar Itabaiana de uma grande indústria na área automotiva. Algo na linha de motores de caminhão, se não uma montadora completa. A outra, mais simples, mas não menos importante, seria um curso técnico nesta área de mecânica no Instituto Federal de Sergipe, o IFS do nosso município”, diz o prefeito. 

O senador Eduardo Amorim diz que vai entregar a Alckmin um pedido de que, num eventual Governo dele, a obra da BR-235 comece numa fase em que seja possível conclui-la juntamente com todo o resto da duplicação da BR-101 em Sergipe.

“Nessa sua vinda a Sergipe eu pedirei ao Alckmin três grandes atitudes: ele vai passar pelas BRs-101 e 235. Que o Governo dele comece a duplicar a 235 e termine as duas no máximo no segundo ano da gestão. A outra sugestão minha é a de empenho dele em favor do Canal de Xingó”, diz Eduardo.

“Além dessas três medidas, vou pedir para ele empenho para trazer a Univasf para Propriá e para todo o Baixo São Francisco. Na verdade, por esse projeto eu já trabalho há alguns anos, desde a época do ex-prefeito Zé Américo e o prefeito Iokannan Santana gostou dela e encampou. O reitor da Univasf já esteve inclusive aqui. A Universidade Federal do Vale do São Francisco serviria às demandas de Propriá e de Porto Real do Colégio. Ou seja, a Sergipe e a Alagoas”, pontua o senador.