Aparte
Dudu e Joel deixam CUT e Sintese pra disputar Governo e Senado. Criticam JB. Belivaldo e PT

Dudu: pregoeiros das virtudes do PT e reagente a alianças

Quem pensou que Rubens Marques Sousa, o Professor Dudu, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe, e Joel Almeida, dirigente do Sintese, estavam brincando de pré-candidaturas ao Governo de Sergipe ao Senado pelo PT deve ter sido apanhado de surpresa com os pedidos de desincompatibilizações do comando da CUT feito por um e de afastamento do Sintese, por outro, nesta quarta-feira, 6 de junho, até o dia 8 de outubro. O documento de Dudu foi entregue a Plínio Pugliese Cardoso, presidente em exercício da CUT.

Eles vão levar ao pé da letra a defesa das candidaturas próprias do PT, sem alinhamento ao MDB e ao PSD na sucessão deste ano. Já fizeram uma consulta juntamente aos filiados da Executiva Estadual que participaram do último PED - Processo de Eleições Diretas – e obtiveram uma folgada maioria em apoio a um plebiscito no partido para decidir essas candidaturas. Segundo Dudu e Joel, eram necessárias 984 signatários e obtiveram 1.353.

“Eu me desincompatibilizei hoje da CUT e Joel Almeida do Sintese. Isso porque acreditamos que a fatura ainda não foi liquidada, e ainda podemos derrotar os moderados do PT e termos candidaturas próprias”, diz Dudu, reconhecendo que nem todos entre esses 1.353 são da Tendência Articulação de Esquerda.

“Nós da Articulação de Esquerda cobrarmos a realização do plebiscito para colher a opinião dos 20 mil filiados sobre a tática eleitoral para as eleições majoritárias e precisávamos de 984 assinaturas, mas e conseguimos essas 1.353. Parte das assinaturas veio de militantes das demais tendência, fato que revela a rejeição da base petista a Belivaldo Chagas e Jackson Barreto”, diz Dudu.

Aliás, o Professor Dudu é demasiado cáustico na sugestão de motivos para desabonar uma aliança entre o PT e o MDB e o PSD. “O convite de Jackson e Belivaldo para Laércio Oliveira disputar o Senado foi um recado claro de que Rogério Carvalho não terá espaço no bloco governista. JB e Belivaldo, além de descartar, queimaram Rogério, ao deduzir que ele será interditado por improbidade administrativa”, diz Dudu.

Petista daqueles que choram prantos de sangue sobre o túmulo de Lula, Dudu diz que “Belivaldo e JB não têm nenhum compromisso com Lula”. “Seguir Belivaldo e Jackson é seguir o colapso. Imagine os candidatos a deputado e a senador do PT no mesmo palanque de Fábio Reis, Laércio Oliveira, etc. Para mim, aliança com esse pessoal é a prova cabal de que a maioria que dirige o PT de Sergipe não está preocupada com Lula nem com o PT, mas com as próprias candidaturas”, ressalta.

Dudu pondera que “o PT tem uma aceitação muito boa em Sergipe, de mais de 35%” e que os petistas deveriam saber usar isso, não se dispersando. “Belivaldo Chagas não agrega a militância petista. Além disso, os quadros do PT são mais fortes do que ele. Belivaldo é a continuidade de JB, que foi uma aberração como administrador. A esquerda, por tradição, faz aliança política a partir de conteúdo programático, e até agora não vi o PT discutir isso com Belivaldo”, ressalta o presidente licenciado da CUT.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.