Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Zé Valadares diz que “corrupção” de Marival cansou Simão Dias e prevê: Cristiano Viana virá como solução
Compartilhar

Zé Valadares: dizendo as do fim contra Marival Santana

O ex-prefeito de Simão Dias, José Valadares, PSB, disse nesta terça-feira, 2 de junho, que a administração de oito anos do prefeito Marival Santana, PSC, é marcada por corrupções generalizadas, entende que isso cansou os simãodienses e previu que, como consequência, seu grupo político vai eleger o futuro prefeito da cidade.

“Nós vamos ganhar essa eleição com Cristiano Viana. Ele tem muita chance e nas pesquisas estamos muito bem. Cristiano vai ganhar, se Deus quiser. O povo já cansou dessa administração que está aí de Marival Santana. É uma administração corrupta, na qual quem ganha todas as licitações de prestação de serviços ao município são os parentes. Quatro secretários municipais são irmãos de prefeito, assim como o presidente da Câmara Municipal”, diz Zé Valadares.

O presidente da Câmara Municipal de Simão Dias é Jorge Santana. Prefeito por dois mandatos - de 2001 a 2008 -, filho de pai e mãe ex-prefeitos - Dona Caçula Valadares e Pedro Valadares -, e irmão de ex-prefeito - Antonio Carlos Valadares, que foi ainda governador do Estado e senador -, Zé Valadares afirma que Simão Dias vive sob nesses oito anos de Marival Santana um dos períodos mais quizilentos e repugnantes da sua história política e administrativa.

“A corrupção mora aqui em Simão Dias e não paga aluguel. Aqui em Simão Dias está uma verdadeira tragédia. É tudo superfaturado. Aqui só quem ganha as licitações públicas são os parentes do prefeito: é primo, é sobrinho e não tem outros não. As empresas de transporte aqui são dos parentes de Marival e ganham as concorrências públicas por sete anos”, acusa Zé Valadares.

“É uma verdadeira esculhambação isso daqui (a gestão do prefeito). Aqui, o dinheiro do matadouro botaram no bolso, não entrava um tostão na prefeitura. O caso foi para o Ministério Público e não deu em nada. Os caras pagavam o dinheiro do abate lá no mercado sem nada (sem nota). O cobrador botava o dinheiro no bolso. Está rolando na justiça até hoje. O prefeito de Simão Dias responde aqui a tantos inquéritos administrativos - tudo em segredo de justiça e a gente não sabe de nada”, diz o ex-prefeito.

“No ano passado, a justiça em Simão Dias mandou que o prefeito devolvesse R$ 22 milhões de contratos de empresas de prestação de serviço. Duas empresas, uma da Bahia e a outra daqui. Foram R$ 22 milhões que ele gastou irregularmente. Ele recorreu. Aqui se contrata uma empresa terceirizada, como se fosse uma que não visa lucro - ONG, filantropia, uma hipótese -, para não pagar o INSS. Só que o Ministério Público descobriu e mandou que devolvesse o dinheiro porque está tudo irregular”, informa o ex-prefeito.

Para Zé Valadares, nem o Poder Legislativo de Simão Dias escapa ileso do reino do mal feito. “Os vereadores também estão cheios de cargo de confiança na Prefeitura. Só tem dois vereadores na oposição. O presidente da Câmara, Jorge Santana, é o irmão do prefeito. No ano passado, ele criou 40 cargos de confiança para o Legislativo. Criou para dar vaga aos apadrinhados dele, botados para trabalhar de cabo eleitoral para ele na eleição de agora”, acusa. São13 vereadores na cidade.

Pela lógica de Zé Valadares, esse estado de coisas supostamente desinteressantes em Simão Dias teria um prazo para acabar. “Com Cristiano Viana tudo isso vai ser diferente, porque ele não é de pensar a política a partir da família dele. Cristiano vai pensar sabe em quem? No povo de Simão Dias. Na saúde que está precária e entregue às baratas aqui. Na educação”, diz.

A sucessão do município de Simão Dias este ano promete botar num mesmo palanque o prefeito Marival Santana e o governador Belivaldo Chagas, PSD, que por 30 anos fez política local e estadual ao lado dos Valadares. A história do rompimento entre eles já luiu o pino da parafuseta de tanto ser contada.

Zé Valadares tenta tirar essa futura unidade por menos. “Rapaz, não tenho nada contra Belivaldo Chagas. Nós somos adversários políticos, não é? Ele no canto dele, eu no meu”, afirma. Mas, dito isso, Zé põe em dúvida a aliança entre governador e prefeito. “Não vai ter unidade de Belivaldo com Marival não. O governador já lançou o candidato dele e Marival vai lançar o dele também”, diz.

“O vereador Fábio Rabelo está dando entrevistas dizendo que é o pré-candidato do governador. Marival ainda está decidindo entre o empresário Epifânio Rocha, e outro qualquer, porque o Aloízio Viana, o atual vice, já lançou uma carta ontem dizendo que não é mais candidato. Nós temos o nosso candidato, que é Cristiano Viana. Já foi lançado e a gente tem chance de ganhar essa eleição. Podem se preparar agora, porque nós vamos ganhar a eleição aqui e em Aracaju também com Valadares Filho”, promete Zé Valadares.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.