Aparte
“Levaremos a atuação de Itabaiana como modelo para outros municípios do país”

Pelo Ministério da Cidadania, Kaliny Tavares viu a realidade das obras e consultou o bem-estar das famílias atendidas

A afirmação que dá o título desta nota é de Kaliny Tavares, consultora do Ministério da Cidadania, ao fiscalizar durante esta quinta-feira, 5, a atuação do município de Itabaiana no Programa Criança Feliz e conhecer as novas creches erguidas na cidade.

As políticas públicas aplicadas no desenvolvimento das crianças que integram a primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, ganharam a atenção da consultora do Ministério da Cidadania Kaliny Tavares, que esteve no município de Itabaiana para fiscalizar as ações do Programa Criança Feliz, do Governo Federal.

Kaliny foi recebida pelo prefeito Valmir de Francisquinho. De acordo com a consultora, a gestão municipal merece ser parabenizada pelo comprometimento com as crianças do município.

“Vi que o trabalho executado aqui é bastante alinhado. A Secretaria de Desenvolvimento Social teve a preocupação em contratar profissionais capacitados para atender, com excelência, essas famílias”, diz.

Ainda pela análise de Kaliny, o município tem seguido os métodos e as orientações do Programa. “Pelo constatado, a cidade tem alcançado os objetivos do Criança Feliz que tem, entre eles, oferecer meios para que as famílias possam desenvolver essas crianças de forma integral, levando em consideração o contexto onde elas vivem”, disse Kaliny.

A convite do prefeito Valmir de Francisquinho, a consultora, em companhia de Kelly Bignardi, multiplicadora do Criança Feliz no Estado, visitou a recém-inaugurada Creche Professora Maria Eunice de Góis, no bairro Miguel Teles, e a creche que está em construção no Povoado Carrilho.

“É significante os investimentos que estão sendo feitos por aqui. Essas creches são muito bem estruturadas e adequadas para atender da melhor forma a primeira infância dessas regiões. Com certeza, levaremos a atuação de Itabaiana como modelo para outros municípios do país”, constatou Kaliny.

O município aderiu ao Programa Criança Feliz em 2016. O projeto é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de visitas domiciliares, tanto na zona urbana quanto na rural, buscando a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, e envolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos, já atendeu a mais de 800 famílias nesses últimos três anos.

O desempenho de Itabaiana foi destacado, inclusive, pela coordenadora estadual do Criança Feliz, Isabel Almeida, no Encontro Regional de Integração do Programa Criança Feliz, realizado em outubro deste ano. “O desempenho de Itabaiana tem sido tão satisfatório que de 200 usuários atendidos, o município foi contemplado a ampliar o público para 400”, diz ela.

“Com isso, também se aumentou o número de técnicos, visitadores e supervisores. E isso é muito importante, porque é por meio das visitas que se tem um olhar mais preciso da primeira infância e, assim, poder se construir políticas de saúde, educação, alimentação e habitação”, reforça Isabel Almeida, durante o evento.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.