Aparte
Reportagem Especial debate impactos do coronavírus na economia

Coronavírus já impacta economia, mas não há previsão de desabastecimento

Um dos desdobramentos desse cenário de coronavírus é a preocupação com a economia. Motivada pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro, muita gente começou a questionar a necessidade de realmente permanecer em casa.

A Reportagem Especial da semana vai abordar esse aspecto da crise gerada pelo coronavírus, que pode culminar com a falência de empresas e em uma das consequências mais temidas pela população: o desabastecimento da rede varejista e mais desemprego.

Para começar, o economista Emerson de Sousa Silva esclarece que a disseminação da Covid19 é um jogo jogado. Com ou sem isolamento social, a economia vai tomar um "tombo". “Se não for pela paralisação temporária racional e controlada do isolamento social, vai ser pela mortandade generalizada causada pela doença, como estamos vendo na Itália”, analisa.

Apesar dessa crise já existir, como explica Emerson, Breno França, administrador da empresa França, do setor atacadista distribuidor e presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe, afirma que não há risco de desabastecimento no comércio varejista de nenhum dos 75 municípios do Estado.

“Há estoque de todos os produtos que são essenciais às famílias sergipanas, por isso não há necessidade de irem às pressas ao mercadinho, ao açougue e comprar de modo excessivo”, assegura. A Reportagem Especial sobre o tema estará disponível no domingo, 29, a partir das 20h.