Aparte
Bosco Costa quer audiência com ministro e governador para discutir BRs
6eba1c69c2dd3f67

Há mais de 20 anos: audiência pública na Câmara dos Debutado debate obras de duplicação da BR-101

Aconteceu na terça-feira, 14, na Câmara dos Deputados, audiência pública para debater sobre as obras de duplicação da BR-101, que se arrastam há mais de 20 anos, em Sergipe. O evento, resultado de requerimento aprovado no âmbito da Comissão de Viação e Transportes e de iniciativa do deputado federal Bosco Costa, PR.

A audiência contou com as presenças do assessor especial do Ministério da Infraestrutura, Eduardo Rocha, do coordenador de engenharia da superintendência regional do DNIT no Estado, Fábio Bastos, além de diversos parlamentares e representantes da sociedade. 

Rocha aproveitou a audiência para explicar, detalhadamente, todas as etapas. Enfatizou que 104 dos 206km que atravessam o estado de Sergip, foram duplicados nesses 20 anos. Mas o fato é que as obras começaram em Sergipe, na BR-101, mas apenas a duplicação de Natal até Maceió foi concluída. Ainda segundo Rocha, 22km estão em andamento, 26 km foram contratados e 53 km sequer foram licitados. Para este ano, 83 milhões estão disponíveis, mas para finalizar as obras de toda a duplicação do trecho de Sergipe, são necessários 720 milhões. A conta não fecha.

O deputado Bosco Costa, requerente e presidente da audiência em questão, após ter a afirmativa de Eduardo Rocha sobre a prioridade para as BRs 101-SE e 235-SE questionou sobre uma previsão para finalização das obras eternas. O representante da pasta, infelizmente, não soube precisar: “Vai depender das finanças do governo”. 

Bosco Costa também aproveitou para solicitar, em caráter de urgência, uma audiência de toda a bancada de Sergipe, o governador do estado, Belivaldo Chagas Silva, e o Ministro da Infraestrutura do Governo, Tarcísio Gomes de Freitas. “Já que o governo sinalizou a discussão como prioritária, precisamos unir forças e pedir mais recursos para a finalização das obras”. Rocha sinalizou que providenciará o encontro já para a próxima semana. 

A duplicação da BR-101 Nordeste é uma das obras de infraestrutura mais importantes do país. A rodovia é considerada a artéria principal da região nordeste devido a sua importância econômica, social e turística. A previsão é que as obras beneficiem mais de 15 milhões de pessoas em 75 municípios e 6 capitais, dentre elas, Aracaju, capital de Sergipe. Com as obras, a população sergipana também espera melhorias na segurança e economia.