Aparte
Eleições em São Cristóvão polarizadas entre o prefeito e a ex-vereadora Gedalva Umbaubá

Gedalva Umbaubá será páreo para Marcos Santana?

Faltando pouco mais de cinco meses para a sua realização e passado o período de filiações partidárias, as eleições deste ano no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, estão hoje polarizadas entre o atual prefeito do município e pré-candidato à reeleição Marcos Santana, MDB, e a ex-vereadora Gedalva Umbaubá, pré-candidato pelo PSC.

Essa constatação é feita pela maioria dos analistas políticos, assim como é reflexo dos números apresentados em todas as pesquisas realizadas até agora por alguns institutos de pesquisa no município e os agrupamentos políticos resultantes das arrumações em torno dos 13 partidos com pré-candidatos a vereador e prefeito declarados até agora.

Nesse sentido, foram formados os grupos liderados pela ex-vereadora Gedalva Umbaubá, que conta com os partidos PSC, PL e o Rede, que manifestou apoio ao projeto, e o grupo do prefeito Marcos Santana, formado pelos partidos MDB, PV e PT, enquanto que o grupo do atual vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior, está com os partidos PSD (leia-se os Mitidieri) e PDT (leia-se o deputado federal Fábio Henrique, irmão dele).

Aqui vale uma observação em relação ao agrupamento do atual vice-prefeito Adilson Júnior e de Betão do Povo: eles só têm candidatos no PSD, do deputado federal Fábio Mitidieri, enquanto que no PDT, do também deputado federal Fábio Henrique, não existe chapa. Há quem diga que eles tiveram dificuldades em relação a nomes de pré-candidatos a vereador pelo fato de Adilson só ter se decidido por esse projeto depois que rompeu com o prefeito Marcos Santana este ano. 

Tem ainda os grupos formados pelo Progressistas (antigo PP) e o Podemos (antigo PTN), arregimentados pelo ex-prefeito Armando Batalha. O grupo do Coronel Rocha, que tem apenas o Cidadania, e o grupo do ex-vereador Carlos Vilão, composto pelo seu partido, o PSDB, e o PMN, que no Estado é presidido pelo sancristovense Augusto César Cardoso.     

Esse último grupo pode ter candidato majoritário, que no caso seria o próprio ex-vereador Carlos Vilão, mas tanto ele quanto César admitem a possibilidade de compor com qualquer outro agrupamento, menos com o de Marcos Santana. O mesmo acontece com o grupo do vereador Rafael da Colina, que lidera o antigo PRB (hoje Republicanos), e também não admite se coligar com o grupo do atual prefeito.  

Diante desse quadro, e mesmo durante a sua definição, o prefeito Marcos Santana tentou, de toda maneira, ampliar seu agrupamento e, para isso, há quem diga que usou o poder da máquina municipal com esse intuito. Mas, o fato é que ele acabou perdendo vereadores aliados e outros que hoje já não se sentem tão confortáveis ao seu lado, pois dos dez que ainda estão com ele pelo menos cinco podem abandonar o barco governista.

Essa possibilidade cresce a cada dia que se aproximam as convenções partidárias que, pelo calendário eleitoral, acontecem no período de 20 de julho a 5 de agosto próximos. Um experiente político da antiga capital de Sergipe disse que até o último dia das convenções “muita água ainda vai passar embaixo da ponte”.

Por enquanto, acrescentou, o que está claro é a polarização das eleições em torno dos nomes da ex-vereadora Gedalva Umbaubá e do prefeito Marcos Santana. Para ele, isso “está evidente e cristalino na opinião pública”.

E justificou essa sua opinião dizendo que um retrospecto de fatos mostram que a ex-vereadora Gedalva Umbaubá chegou à esse posição graças ao trabalho que ela, seu marido e ex-vereador Carlos Umbaubá e seu agrupamento vêm fazendo desde o término das eleições de 2016, quando ela disputou praticamente sozinha e obteve 5.152 votos e ficou na quarta posição, distante poucos votos do terceiro e do segundo colocados.

Depois de marcar positivamente sua passagem pela Câmara Municipal, quando se elegeu vereadora em 2012 e desenvolveu vários projetos que ajudaram diretamente a população carente do município, Gedalva Umbaubá continuou trabalhando como cidadã, preocupada com o bem-estar de todos. Exemplo disso foi o projeto “Água de Qualidade Todo Dia”, que ela iniciou quando vereadora.

O projeto levou água de boa qualidade a 12 lugares distantes, beneficiando e levando dignidade a mais de mil famílias. Ele teve continuidade após o término do seu mandato, atendendo mais quatro comunidades, duas já concluídas e duas em fase de implantação. Além disso, não deixou de visitar cada comunidade, apoiar iniciativas ligadas ao esporte e prestigiar eventos de todo tipo. Ou seja, se mostrou solidária e incentivadora sempre.