Aparte
Reportagem Especial debate atuação e poder da Câmara de Aracaju

Nitinho: presidente reeleito e com projeto de sede nova e organograma funcional

Esta semana, a Reportagem Especial do JLPolítica se debruça sobre o Poder Legislativo Municipal de Aracaju, instituição composto por 24 vereadores - mesma quantidade de deputados estaduais de Sergipe - que iniciaram agora em fevereiro o último biênio da atual legislatura.

Comandada novamente pelo vereador Nitinho Vitale, reeleito presidente, a Casa reúne atribuições específicas e plurais, e é um elo entre a sociedade e o Poder Executivo. Mas, e atinge seus principais objetivos?

“Nosso papel principal é o de representar o povo do município de Aracaju, seja fiscalizando diretamente as obras, o patrimônio público, a utilização dos recursos adquiridos com os impostos da população ou as áreas prioritárias, como saúde e educação”, define Nitinho Vitale, vereador e presidente da Câmara.

Questionado sobre se esse papel estaria sendo bem desempenhado por seus pares na Câmara, Nitinho Vitale surpreende e diz que a avaliação depende muito da visão que cada um tem.

“O vereador está na Câmara diariamente atendendo à população e pode achar, com isso, que está aqui para atender a anseios particulares, resolver questões pessoais, mas ele tem que cuidar das questões coletivas, do município de Aracaju de forma geral”, justifica.

Na Reportagem, Nitinho e outros vereadores - de oposição e de situação – abordam temas como a relação com o Executivo, CPIs frustradas, quantidade de cargos em comissão na Casa e a futura nova sede, além de outros posicionamentos. Ela estará disponível no domingo, 3 de março, a partir das 20h.

Ainda na Reportagem Especial é possível se deparar com opiniões diferentes sobre o Poder do Legislativo Municipal de Aracaju, como as da vereadora Emília Correa e do prefeito Edvaldo Nogueira.

A Reportagem Especial estará disponível para leitura às 20h em ponto deste domingo de carnaval, dia 3 de março.