Aparte
Valberto Lima diz que deixa Saúde nesta hora sem nenhum sentimento de culpa

Valberto de Oliveira Lima: bate ponto até terça-feira

Não foi nesta quinta-feira, 30 de abril, que o médico Valberto de Oliveira Lima deixou a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Mas o fará na terça - ele está se preparando para disputar, de novo, a Prefeitura Municipal de Propriá na eleição deste ano, se é que neste ano haverá eleição.

“Eu não saio da Secretaria da Saúde com remorso de jeito nenhum. Saio com uma sensação de dever cumprido”, avisa Valberto de Oliveira Lima. Ele diz que deixa a Secretaria bem calçada em condutas de bons serviços aos serviços, seja no dia a dia das necessidades dos sergipanos, ou nesta hora de pandemia de Covid-19. “E saio confiando na equipe que tem lá dentro”, reforça.

“A gente já tinha um padrão de discussão e de condução. Acredito que o padrão adotado por nós foi aprovado pela equipe e não creio que haja grandes mudanças no rumo das decisões, até porque pode ter certeza de que o que fizemos, o fizemos baseado no que tem de melhor em termos de decisões. Não só médicas, como de benefícios para a Secretaria da Saúde e sobretudo para o povo de Sergipe”, diz o ainda a secretário.

De modo que a “vida secretarial” dele vai até a próxima terça. “Eu deveria estar saindo hoje, mas em virtude do feriado de amanhã, dia 1º, e do ponto facultativo, em que o Diário Oficial não funciona, o governador me pediu para segurar até terça-feira. Na próxima terça-feira, dia 5, ele deverá estar anunciando um novo nome e na quarta esse novo nome deverá assumir. Portanto, oficialmente, o meu último dia será na próxima terça-feira”, diz.

“Quanto à minha saída, saio cheio de amigos na Secretaria, e cheio de amigos também fora da Secretaria. Em todas as Secretarias de Estado fiz amizades. Boas amizades. A principal delas foi a do nosso governador, meu amigo Belivaldo Chagas. Ele sabe que pode contar comigo a qualquer hora, a qualquer instante”, reforça.

Valberto de Oliveira Lima, hoje no MDB, mas SD à época, perdeu a eleição de prefeito em 2016 para Iokanaan Santana, então PSB, por 538 votos de diferença - foram 7.878 contra 7.340 votos. Nunca se conformou e botou na cabeça que 2020 é a sua vez - vai de fato encontrar um Iokanaan aviltado por desgastes.

Valberto quer adotar um rito de mais presença na cidade a partir de quarta-feira, 6, o que não teve condições de fazê-lo até hoje. “Todos sabem que tenho uma rotina: ficava até sexta-feira em horário em que tivesse alguma coisa para fazer e assim que terminava o meu expediente na Secretaria da Saúde eu descia a Propriá”, diz.

“Só que com essa pandemia, a minha presença circulando em Propriá não seria um bom exemplo que estaria dando, não só ao povo dali, mas também ao de todo Sergipe. Porque seria o caso de a gente pregar uma coisa e eu estar fazendo outra. Mas cinco semanas longe de Propriá é tempo suficiente para que as coisas ali aconteçam. E isso me deixou numa certa apreensão”, diz ele

“Nessa minha decisão, tenho toda a certeza do mundo de que o governador entendeu e me compreendeu, até porque já havia uma conversa prévia. Então eu saio e deixo inúmeros amigos. Não fiz desafetos na Secretaria. Fiz o contrário disso. Algumas pessoas que estavam incialmente receosas com a nossa presença perceberam que a nossa intenção era a de aglutinar, e não desaglutinar. E assim fizemos”, diz o futuro ex-secretário.