YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Belivaldo Chagas vai à Europa em busca de parceiros para Sergipe
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
Fc09d8e0ccb5e072

Belivaldo Chagas: procurando alargar os horizontes sergipanos

O governador Belivaldo Chagas, PSD, vai levar o Estado de Sergipe para uma exposição positiva das suas potencialidades de investimento junto a três países importantes da Europa - França, Itália e Alemanha.

Já no final da tarde desta quinta-feira, 14, Belivaldo repassará o comando do Governo do Estado para a vice-governadora Eliane Aquino, PT, e viaja juntamente com os demais oito governadores nordestinos para uma série de pautas de negócios nestas três nações europeias.

O governador Belivaldo viaja na virada desta sexta para sábado, chega à tardezinha do sábado na França e no domingo já terá reunião de trabalho com seus oito colegas governadores nordestinos e figuras do Governo e da iniciativa privada francesa.

Cada um dos nove Estados do Nordeste vai levar assuntos e portfólios de suas potencialidades e seus interesses particulares na esfera desenvolvimentista. Belivaldo obviamente resolveu apresentar aos europeus as potencialidades futuras de Sergipe na área de energia, como as possibilidades solares e eólicas, o óleo e gás da Petrobras e os empreendimentos da Celse.

Belivaldo sempre defendeu a tese de que por trás dessa nova realidade energética Sergipe deverá descortinar um novo horizonte industrial. As reuniões serão com vários investidores que já pré-pactuaram esses entendimentos previamente. Na verdade, a recepção dos governadores nordestinos na Europa já tem caminho aberto por técnicos e agentes do Consórcio do Nordeste que estiveram lá previamente, alinhando a agenda de cada Estado e sua afinidade.

Isso foi feito há mais de um mês, com visitas a grupos empresariais, embaixadas, sedes de governos. Foram feitas reuniões com áreas governamentais e a informação é a de que os governadores serão recebidos pelos primeiros-ministros desses três países.

Na passagem pela Itália, os governadores deverão ter uma agenda com o papa Francisco numa solenidade de beija-mão em Roma. Mas o foco essencial será a reunião com empresas investidoras no Nordeste.

Esta semana, ao comunicar numa solenidade pública a sua viagem à Europa, o governador Belivaldo Chagas destacou o peso e a importância do Nordeste, com quase 60 milhões de habitantes, para os interesses do mercado europeu.

Belivaldo Chagas viajará acompanhado dos secretários de Desenvolvimento e Tecnologia, José Augusto Carvalho, e de Comunicação e Turismo, José Sales Neto, e do superintendente do Parcerias Público-Privadas, José de Oliveira Júnior. Eliane Aquino comandará o Estado até o sábado, 23 de novembro.

Foto: Marco Viera/ASN