Aparte
Formalizada a doação de terreno da Ciesa para construção da sede da OAB Regional de Estância

Inácio Krauss: queremos dar início o mais rápido possível à construção da sede de Estância

Em solenidade histórica realizada nesta quinta-feira, 10, na sede da Fábrica Santa Cruz, no município de Estância, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) participaram do ato de formalização da doação de terreno da Ciesa para construção da sede da Regional da Ordem de Estância.

Os diretores da OAB, presidente da CAASE, conselheiro seccional, diretores da Regional de Estância e advogados presentes foram recepcionados pelo empresário Ivan Leite, da Ciesa. Na oportunidade, foi assinado o termo de doação do terreno, formalizando a doação. O terreno doado fica no Bairro Santa Cruz, vizinho ao prédio da Justiça Eleitoral.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, revelou que hoje é um dia histórico não apenas para a cidade de Estância, mas também para os demais municípios circunvizinhos que a Regional abrange. “A Diretoria da OAB/SE prestigia essa solenidade e retribui a felicidade desse momento, com a concretização desse ato de doação. Levamos essa iniciativa para o Conselho e foi aprovado. Hoje, nesta data histórica, dia 10 de setembro, assinamos a doação para em seguida começar o projeto de arquitetura e engenharia e dar o início o mais rápido possível à construção da sede de Estância que não beneficiará só a advocacia como também a sociedade, o cidadão e a cidadã estancianos. A Diretoria e a advocacia da Regional agradecem esse gesto do Dr. Ivan Leite e da Companhia Industrial de Estância em doar o terreno para a construção da sede da Regional de Estância”, disse.

Krauss destacou ainda que na solenidade de hoje iniciou o sonho da construção com a doação do terreno. “Com certeza ainda nesta gestão iremos inaugurar a sede aqui em Estância. A meta é que a sede esteja pronta até o final da gestão ”, salientou.

O empresário Ivan Leite expressou a felicidade em realizar a doação do terreno e contribuir para a realização de um sonho tão antigo da advocacia estanciana.  “Essa iniciativa de doação de terrenos não começou comigo, não é pontual minha, mas uma iniciativa de filosofia de empresa, de organização, de crescermos todos juntos. Fico muito feliz de estar realizando essa doação”, ressaltou.

Ivan Leite ressaltou que a justiça é feita, conseguida e conquistada através dos advogados e evidentemente a OAB, enquanto uma organização que deve dar condições a um trabalho cada vez mais transparente e mais digno para os advogados tem uma função essencial e para que desempenhe bem essa função essencial uma sede própria em Estância certamente vai servir a toda região Sul. “Por isso seguindo a uma tradição familiar de colaborar para que haja o desenvolvimento local fizemos com muita satisfação a doação e esperamos que em breve todos estejam novamente reunidos para a inauguração dessa sede própria da OAB”, enfatizou.

Ele revelou também que era um desejo antigo da OAB de criar a sede própria, mas não havia a concretização final. “Agora com o presidente Inácio Krauss, com o presidente da Regional  Estância, Marcos Vinicius, nós transformamos esse desejo da atual Diretoria por meio da Companhia Industrial de Estância S/A (Ciesa), proprietária da Fábrica Santa Cruz, num caminho para que a obra de concreto e telha se transforme  numa obra cultural, intelectual e que sirva à Justiça”, afirmou.

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota Santos Silva, agradeceu ao empresário Ivan Leite e a família pela doação do terreno. “Este é um sonho que sonhamos juntos, coletivamente, e a Comissão Regional de Estância sempre pensou sobre como será essa sede. Não é um sonho local apenas, com certeza a construção da sede vai alcançar os mais de 400 advogados e advogadas que compõem essa regional e que por meio da sede vão poder fazer os seus cursos, sem precisar se deslocar para Aracaju. Nós teremos uma casa própria, um espaço da cidadania. A existência de uma sede é um símbolo institucional, marca a presença entre os poderes locais, mostra que a OAB se faz presente não apenas por meio de eventos, mas também fisicamente. Os advogados, as pessoas, os cidadãos terão onde procurar abrigo em uma entidade tão respeitada como a OAB. O momento é de agradecimento e de ansiedade por essa construção”, disse.

Marcos também destacou que a formalização da doação do terreno evidencia o compromisso da OAB/SE, representado pelo presidente Inácio Krauss, em albergar toda a advocacia, criando uma estrutura física para a Regional Sul e que com certeza facilitará a vida da advocacia, sobretudo da jovem advocacia, que vai ter a partir da construção da sede os mesmos equipamentos que são disponibilizados para a advocacia de Aracaju. “Hoje é uma transferência formal e o início de um ato simbólico que culminará com o sonho da construção da sede da Regional de Estância”, ressaltou.

Ele reconheceu também o empenho da atual gestão, através do presidente Inácio Krauss e demais membros da Diretoria, e a gestão passada por meio do ex-presidente Henri Clay Andrade. Segundo Marcos, foram incansáveis na busca da realização do sonho da construção da sede da Regional de Estância. “Foram várias tentativas, conversas, mas existem os trâmites burocráticos a serem respeitados, a disponibilização orçamentária e agora chegou a vez de Estância”, enfatizou.

O secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, ressaltou o momento histórico do ato realizado na manhã desta quinta-feira. “É a realização de um sonho antigo, uma luta que a OAB já vinha perseguindo há alguns anos, em busca de um local, de um terreno em que pudéssemos erigir aqui a sede da Regional para acolhimento não só da advocacia como da própria sociedade estanciana, oferecendo condições para capacitação e também para atendimento. É um dia de alegria, de agradecimento ao Dr. Ivan Leite por esse gesto, essa parceria que há algum tempo já vinha sendo demonstrada e hoje é concretizada. É um dia que entra para a história. Agora, é arregaçar as mangas, levantar o prédio e atender a sociedade e a advocacia estanciana”, disse.

O diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, disse que foi uma grande honra para a OAB ser recebida pelos familiares da empresa que está realizando a doação do terreno. “Nós vamos garantir de fato essa reforma. É uma garantia que a Diretoria referenda e até o final dessa gestão certamente essa obra estará concluída e pronta para atender a toda à advocacia da Regional de Estância”, ressaltou.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, revelou que se trata de um momento histórico no qual o anseio da advocacia estanciana começa a ser atendido. “Hoje a OAB/SE consolida essa doação que a família do Dr. Ivan Leite fez com tanto carinho e respeito pela advocacia. A construção da sede Regional de Estância é a concretização de um sonho antigo, que começa a se realizar agora”, afirmou.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.