Aparte
Edson Passos prefere continuar incorporando a disputar Prefeitura de Itabaiana
1cdcf83313e5f307

Edson Passos: grato pelas lembranças políticas, mas atento às necessidades de mercado

O empresário Edson Passos, 46 anos, da Ethos Incorporadora, vê com “alegria” a lembrança que o deputado estadual e ex-prefeito de Itabaiana por quatro mandatos, seu amigo Luciano Bispo, MDB, tem do seu nome como um dos seus pré-candidatos a prefeito em 2020 - Luciano o citou em entrevistas esta semana em Aracaju ao lado demais dois outros empresários da cidade, Ricardo Barbosa e Conceição Sobral Arrojado.

Mas Edson Passos prefere não perder o prumo dos seus negócios, sobretudo nesta hora difícil da economia. “Sem enrolação, meu negócio no momento é a Ethos Incorporadora, porque, diante desses desafios todos em que estamos vivendo, se eu não prestar atenção nos meus negócios perco as rédeas. Nosso setor da construção civil já desapareceu nessa crise e nós conversamos sobre isso aqui nesse Portal”, disse Edson à Coluna Aparte nesta quarta-feira, 10.

Edson Passos, que é um arquiteto e urbanista, formado desde 2007 e pós-graduado na área, não fecha os olhos para as referências que Luciano Bispo faz à sua pessoa, ao seu nome e ao seu histórico no contexto empresarial e político de Itabaiana.

“Eu acredito que é um reconhecimento que Luciano Bispo vê pelos caminhos que a gente apontou como urbanista, como arquiteto e como empresário. Na visão dele, acredito que pensa que a gente pode também ajudar na Prefeitura da cidade. Em outro momento, talvez até sim”, diz Edson Passos.

“Meu conceito disso é que na verdade reflete um reconhecimento do cidadão itabaianense pelo nosso trabalho na cidade. E eu fico muito feliz, muito contente com esse reconhecimento da cidade, porque é uma coisa difícil as pessoas reconhecerem”, reforça o arquiteto.

“Mas veja: não tenho essa pretensão no momento. Não vou abrir mão da minha vida empresarial agora para ser um político partidário. Eu entendo que hoje faço a política da ação física e construtiva da cidade. De uma política de fazer as coisas andarem. A questão não é de topar ou não topar (a parada da política). A questão é que no momento estou concentrado 100% na Ethos Incorporadora. Ela é meu norte e meu rumo, e mais numa hora difícil”, diz Edson.

Há 11 anos, Edson Passos e a Ethos Incorporadora conferem um novo conceito de urbanidade a Itabaiana. “Nós já fizemos mais de 15 empreendimentos. Isso equivale a mais de 5 mil unidades na cidade. Isso representa mais de 30% da configuração de Itabaiana. Desses loteamentos, quase 70% estão com casas construídas”, analisa Edson.

“Com esses loteamentos todos, é como se tivéssemos fomentado uma zona nobre na cidade de Itabaiana. No meu entendimento como urbanista, identifiquei o seguinte: cidades como Itabaiana, que chegam ali a 100 mil habitantes, sofrem da coisa de não ter um bairro nobre. Quando você coloca o bairro nessas condições, aí agora a população tem pelo que lutar. Tem um lugar melhor para viver”, diz Edson. “Então, tudo isso que fiz e venho fazendo me chama para continuar em minha atividade empresarial. Mas nada contra a política”, diz ele.