Aparte
Opinião - A importância das pequenas empresas para a sociedade
Cb8c124545f9a39d

[*] Jayne Feitosa

No atual cenário econômico brasileiro, constata-se que as pequenas empresas possuem resultados significativos para o desenvolvimento da sociedade. Para comprovar essa afirmação, em 2018, o Sebrae realizou uma pesquisa na qual identificou que 98,5% das empresas privadas são constituídas de microempresas e empresas de pequeno porte, gerando, dessa forma, 54% dos empregos regularizados no Brasil, que acaba influenciando na Produção Interna Bruta - PIB - em torno de 27%.

Não podemos negar o fato de que as empresas atuam como agentes modificadores do nosso cotidiano: ao acordar, você vai comprar aquele pão quentinho na mercearia da esquina; depois irá ao posto de gasolina abastecer seu carro para ir ao trabalho; ao chegar no seu labor, utilizará a caneta que você comprou na papelaria; e, na hora do almoço, sua mesa estará com muita comida, como feijão, arroz e carne, que você trouxe do supermercado.

Conseguiu perceber que as pessoas jurídicas causam um grande impacto nas nossas vidas?  Pois, é. Muitas vezes não notamos a importância dessas pequenas empresas no nosso dia a dia. Obviamente que os empresários e sócios querem lucrar com a venda dos seus produtos. Porém, existe algo por trás de tudo isso: a concretização da função social.          

A empresa fornece serviços, gera empregos, renda e ainda consegue angariar dinheiro para o Estado, através dos tributos; fazendo com que haja um grande desenvolvimento econômico e social na nossa região.

É por conta de todos esses fatores que devemos dar grande apoio para os novos empreendedores. A nossa sociedade viverá em harmonia plena, quando o Estado estiver trabalhando com a empresa por meio de estímulos, como cursos preparatórios de planejamento, organização e manutenção; incentivos fiscais; criação de feiras para exposições de produtos, etc.

Não podemos esquecer da imprescindibilidade dessas organizações para a nossa sociedade. Pois, independentemente do tamanho do negócio desenvolvido, ele exercerá uma grande influência nos hábitos da comunidade, e, por conseguinte, materializará um dos objetivos da nossa Constituição Federal, que é o desenvolvimento nacional.

[*] É advogada empresarialista, palestrante e compliance officer.