Aparte
Governo de Itabaiana dará reajuste de 5% na regência de classe a professores
34b6b10c2662dd44

Rose Chagas: resgate de compromissos com os professores

A Prefeitura Municipal de Itabaiana acaba de fechar um entendimento com o Sintese para a concessão de um aumento de 5% na regência de classe dos professores do município.

O projeto de lei com esse entendimento vai ser mandado à Câmara Municipal da cidade pelo prefeito Valmir de Francisquinho ainda esta semana. “Nossa pretensão é de que esse aumento prevaleça a partir de 1º de agosto deste ano”, disse o prefeito nesta segunda, 10, à Coluna Aparte. Ele espera ver o projeto aprovado na sessão da terça-feira, dia 18.

“Estamos dando esse segundo aumento, além de já pagarmos o piso nacional dos professores aqui em Itabaiana, e isso desde janeiro de 2013, quando nós assumimos a Prefeitura. Em 2017 nós já tínhamos dado um aumento de 5%, de modo que nós estamos chegando à 10%”, diz Valmir.

A secretária municipal de Educação, Rose Chagas Machado, vê essa atitude do Governo de Itabaiana como uma boa contribuição para a melhoria geral do setor. “Aliás, desde que o prefeito Valmir assumiu, ele tem sempre atendido a um desejo de melhoria de salário dos professores e servidores da Educação”, diz Rose.

“Uma das reinvindicações do magistério de Itabaiana era a de fazer exatamente a recuperação da regência de classe, que havia se perdido do passado. Ao fazer isso, o prefeito está resgatando a meta 17 do Plano Municipal da Educação, que melhora a carreira de professor”, diz a secretária.

A medida da gestão de Itabaiana mexe com um bom efetivo de gente na cidade. Segundo Rose, Itabaiana tem cerca de 500 professores, cerca de 10.200 alunos matriculados e são 54 escolas municipais. “Quando nós chegamos, estávamos com um número muito abaixo de matriculados. A matrícula de 2019 em relação a 2018 havia um decréscimo muito grande”, diz ela, numa referência a um período em que Valmir esteve afastado.

“Nós fizemos um trabalho muito bom, inclusive com a busca ativa envolvendo até outras secretarias municipais e a taxa de sucesso foi muito grande. Nós conseguimos elevar em mais de 500 o número de alunos novos matriculados”, reforça a secretária.

O Governo Municipal de Itabaiana tem responsabilidade sobre o ensino infantil e fundamental até o 9º ano. A secretária Rose Chagas é bacharel em História e Letras, e tem especialidade em Gestão Escolar e em Língua Portuguesa.