Aparte
São Cristóvão vence prêmio nacional de Cidades Sustentáveis

Marcos Santana: São Cristóvão elevada à visão nacional

Os programas Águas de São Cristóvão e São Criativos, desenvolvidos pela Prefeitura de São Cristóvão, premiaram a gestão municipal desta cidade com o primeiro e segundo lugares no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019. A premiação ocorreu em São Paulo, nesta quarta-feira, 18. O prefeito Marcos Santana acompanhou o evento e comemorou o resultado.

“É a primeira vez que participamos e já saímos com primeiro e segundo lugares nas categorias Acesso a Serviços e Desigualdade Econômica. Disputamos com projetos de todo o país e de cidades maiores que a nossa. Esse prêmio é motivo de orgulho para o sãocristovense e para os sergipanos, porque mostra nossa capacidade de desenvolver ações que efetivamente melhorem a vida das pessoas. A São Criativos promove a economia criativa entre artesãos e autônomos locais, já o Águas de São Cristóvão leva abastecimento de água para povoados que conviviam há décadas com a falta de água. Muito obrigado a todos que me ajudam a construir um tempo novo em São Cristóvão”, afirmou Santana.

Em sua terceira edição, o Prêmio Cidades Sustentáveis contempla as administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis. As Boas Práticas serão avaliadas de acordo com os temas Acesso a Serviços; Desigualdade Econômica, Acessibilidade.

O município sergipano conquistou o primeiro lugar na categoria Acesso a Serviços com o programa Águas de São Cristóvão, que realiza a implantação de poço tubular para abastecimento de água em povoados. Desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae -, em parceria com o Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe –Cohidro -, o projeto alcançará mil famílias ao fim de sua execução.

Já foram realizadas perfuração de poços com tubulação nas comunidades Aldeia, Timbó, Feijão, Assentamento Casulo e no Centro Histórico. Serão beneficiados, ainda, os povoados Parque Santa Rita, Novo Horizonte, Ingazeira, Carmo, Coqueiro, Alto do Bernardo, Tinharé e Pedreira.

Já o projeto São Criativos, que conquistou segundo lugar na categoria Desigualdade Econômica, fomenta a economia criativa. Fruto da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Secretaria de Assistência Social e do Trabalho e Secretaria Municipal de Governo, a ação reúne artesãos e comerciantes da área gastronômica com objetivo de valorizar a cultura, a produção local e gerar renda.

A edição 2019 do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas municipais, políticas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades. Foram inscritas projetos e ações públicas de 61 municípios, distribuídos por 15 estados de todo o País.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.