Aparte
SPU e Governo de Sergipe estão afinados em favor de grandes decisões
2aca8af18420aee4

Belivaldo Chagas e Jovanka Leal: uma sintonia que faz bem

Nesta quarta-feira, 15, o governador Belivaldo Chagas, PSD, reuniu-se com a titular da Superintendência de Patrimônio da União - SPU - em Sergipe, Jovanka Leal, para tratar de questões de interesse do Estado e do órgão federal. O resultado não poderia ter sido melhor.

Dentre os assuntos discutidos, destacam-se a situação do Hotel Palace, no centro da capital sergipana, e a cessão de uma área na Orla Sul de Aracaju, que o governo pretende revitalizar. De acordo com o governador, a intenção é que a SPU doe o andar do Hotel Palace sob sua responsabilidade para o Estado.

“Buscamos uma solução para aquele prédio. Como lá existe uma área também da SPU, a tendência é que se faça a doação para o Estado e, com isso, a gente resolva essa questão e passe o Hotel para a iniciativa privada ou alguma instituição interessada”, disse Belivaldo Chagas.

Jovanka Leal mostrou-se flexível aos pleitos do Governo. “Chegamos a uma decisão articulada e vamos dar seguimento a essa questão do Hotel Palace, que precisa ser revigorado”, disse a superintendente.

“Já foi feita uma pequena obra de contenção no andar que temos no local e vamos disponibilizar esse espaço ao Governo do Estado, pois já existe uma negociação do governo com instituições interessadas. Vamos começar o procedimento de doação para que o Estado fique livre para negociar o prédio. Vai ser muito bom para aquela área. É um procedimento administrativo simples, que a gente espera concluir em até 30 dias”, afirmou ela. 

O prédio onde funcionou o Hotel Palace é de responsabilidade do Governo de Sergipe, de particulares e do Governo Federal, por meio da SPU.

Durante o encontro também foi discutido o projeto de urbanização da antiga Sarney. A obra do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo - Setur -, a partir do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur -, envolverá a adequação urbanística e delimitações das praias do litoral sul da capital. 

“Sobre a cessão gratuita para construção na Rodovia Sarney, também não é um processo demorado. Mas a gente precisava desmembrar a cessão onerosa dos bares daquela região. Então, nós tratamos disso hoje. Vamos aguardar o término dos ajustes do projeto de desmembramento dos bares da rodovia para dar seguimento ao processo administrativo de cessão gratuita”, disse Jovanka.

“Já a parte da areia da praia e dos bares, estamos em conversa com o município. Inclusive já temos uma agenda dos três juntos para afinar a gestão conjunta daquela região. Isso será muito bom, pois representa o progresso. A gestão precisa funcionar com os três entes dialogando, sendo diligente e vejo o Governo do Estado sinalizando com essa postura, assim como a Prefeitura de Aracaju. Da parte do Governo Federal, eles têm todo o nosso apoio”, informou Jovanka Leal.