Aparte
Reportagem Especial: julgamentos do TRE mexem com cenário político sergipano
097cf1b1d203e01f

Julgamento do governador Belivaldo Chagas ocorreu na última segunda-feira, dia 19

Um deputado, um governador e uma vice-governadora cassados, um prefeito inelegível por oito anos e um deputado absolvido. Esse é o resultado, até aqui, dos julgamentos que o Tribunal Regional Eleitoral – TRE – realizou na última semana. 

Os julgamentos são em decorrência de Ações de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE –, ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal em Sergipe, responsável pelas denúncias de irregularidades no pleito eleitoral de 2018. 

As decisões, caso se concretizem, podem mexer de forma significativa no cenário político sergipano. E essas mudanças, para o sociólogo Marcelo Ennes, professor da Universidade Federal de Sergipe – UFS –, vão além das alterações políticas que podem ocorrer.

“As cassações podem significar o Poder Judiciário tentando manter o controle, a vigilância, sobre o Poder Executivo e o Legislativo no que diz respeito à legalidade das suas ações”, analisa Marcelo Ennes. A Reportagem Especial, que estará disponível no domingo, 25, a partir das 20h, traz a opinião de outros especialistas na área e as informações sobre as votações do TRE.