YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 37 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Dr Sousa, o médico do coração, revela-se na Entrevista Domingueira
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
3c459d72b588ba3d

Antônio Carlos Sobral Sousa: há 41 se dedica aos estudos, à clínica e à pesquisa do coração

“Um bom médico é aquele que consegue, com humildade, “escutar” a alma do paciente”. Este é um dos muitos conceitos que o cardiologista sergipano e um dos grandes do Brasil, Antônio Carlos Sobral Sousa, o Dr Sousa, 65 anos de vida de 41 de vivências médicas, dirá na Entrevista Domingueira do deste Portal JLPolítica neste domingo, 12 de julho.

“O médico é o servidor da vida, o missionário da bondade. Tem nas mãos o maior dos privilégios: praticar o humanismo integral pelo saber, compreensão, paciência e humildade”, complementará Sousa, um dos que levam a prática profissional, o ensino e a pesquisas da Medicina muitíssimo a sério.

Dr Sousa, como é sumariamente conhecido em Sergipe, no Brasil e no mundo, doutorou-se pela USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, entre 1984 e 1987, é professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, onde se formou em 1979, dirige o Departamento de Cardiologia do Hospital São Lucas e é o investigador principal do Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação São Lucas.

Do alto dessas patentes todas e da indisfarçada humildade com a qual se move no tecido social e científico, Sousa garante: Sergipe tem, sim, uma excelente medicina de modo geral e, em particular, na esfera da Cardiologia.

Na Entrevista, ele vai dizer muito mais, como dos afetos profissionais e científicos à tradição representada por José Augusto Barreto, Adib Jatene e José Teles de Mendonça. Ah, e vai falar muito - é a ordem do dia - sobre hipertensão e outras cardiopatias no tempo de coronavírus.

Entrevista com o Dr Sousa vai estar no ar a partir das 8h da manhã deste domingo, 12 de julho de 2020.