Aparte
Reportagem Especial: novas perspectivas energéticas para Sergipe são reais?

Uma das notícias envolve exploração de gás pela Petrobras 

De uma hora para outra, Sergipe se viu no centro de notícias bastante otimistas do ponto de vista econômico, com o anúncio de grandes projetos, como o da descoberta de gás natural feita pela Petrobras, a do parque de energia solar em Canindé de São Francisco e a da instalação de uma montadora de caminhões movidos a gás na Barra dos Coqueiros, a partir da produção de gás pela própria Celse, que está ainda em fase de implementação, mas que fica pronta em janeiro de 2020.

Tudo isso está no campo das hipóteses, mas mesmo assim causou grande repercussão, seja na turma dos otimistas, seja na turma dos realistas – pra não dizer pessimistas, os famosos gatos escaldados. Isso porque, caso se concretizem, essas informações colocariam o Estado numa posição bem mais confortável economicamente. Mas se não, Sergipe e os sergipanos seriam submetidos a mais uma preocupante onda de frustração.

Este é o alerta que faz o deputado Zezinho Guimarães, MDB. “É importante lembrar que já tivemos essa mesma expectativa com a Kia, com a refinaria, com o polo cloroquímico, com o complexo de hotéis, etc. E que nenhum desses projetos se reverteu em realidade, gerando, sem dúvida, uma certa frustração”, pondera.

O economista Saumíneo Nascimento está no campo dos entusiastas. Para ele, que é superintendente do Grupo Tiradentes e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, essas notícias despertam interesse no setor privado para a vinda de mais investimentos, já que sinalizam perspectiva de atração de investimento.

“Se elas se concretizarão ou não, são os riscos que todo e qualquer projeto corre. É normal que exista isso”, diz Saumíneo Nascimento. O governador diz que não há que se fazer uma correlação entre as notícias de agora com as do passado. Para ele, essas vão de fato acontecer. Mas, pragmático, Belivaldo lembra que não se pode esperar a colheita dos frutos já em 2020, 2021 e que se trata de algo um pouco mais duradouro. Mas assegura: vai acontecer algo. A Reportagem Especial estará disponível no domingo, 30, a partir das 20h.