Aparte
Opinião - A vitória da pressão popular

[*] Uilliam Pinheiro

Nas últimas 72 horas, Sergipe viveu uma grande mobilização movida pela indignação popular frente à absurda atitude da maioria dos vereadores aracajuanos que, na madrugada da última quinta-feira, aprovaram o aumento dos seus salários, do prefeito, do vice-prefeito e DOS secretários municipais da capital.

Imediatamente, o Movimento Atitude Sergipe - Mova-SE - e o Coletivo Unidos por Aracaju se uniram numa grande campanha digital envolvendo redes sociais e mobilização por mensagens de WhatsApp. Ainda na noite da sexta-feira, 13 de dezembro, com o apoio da Rede Nossas Cidades, construíram uma plataforma de pressão, que até na tarde desta segunda-feira, 16, já haviam enviado 4.285 e-mails para o prefeito Edvaldo Nogueira e sua equipe, exigindo o veto das leis aprovadas na Câmara.

Tamanha mobilização teve resultado já na manhã desta segunda-feira, 16/12, quando o prefeito Edvaldo Nogueira divulgou vídeo informando que realizaria o veto e em seguida a própria Mesa Diretora da Câmara de Aracaju declarou anulada a aprovação dos projetos de lei alegando que configurava um erro legislativo.

Vale ressaltar que, na ocasião do voto, apenas a vereadora Emília Corrêa, Patriota, e os vereadores Américo de Deus, Rede, e Lucas Aribé, PSB, votaram contra os aumentos. Os vereadores Cabo Didi, sem partido, e Zé Valter, PSD, se abstiveram da votação.

A cada dia a população sergipana se apropria mais do seu papel de pressão política. Afinal, vereadores, prefeitos, deputados, governadores e presidentes nada mais são do que representantes do povo e precisam agir de acordo com as necessidades e anseios da população.

Gestão eficiente, transparência e diálogo não são mais propostas vazias de campanha. Precisam ser implementados com mecanismos claros ou serão duramente cobrados pela população que hoje busca, cada vez mais, representantes coerentes e éticos que tomam decisões baseadas em dados e evidências.

Uma população que julgou imoral aumentos salariais superiores a 25% em pleno arrocho fiscal e financeiro e se mobilizou para pressionar o prefeito e os vereadores dá um recado claro de que não mais aceita práticas políticas baseadas no favorecimento de alguns em detrimento de muitos.

Em tempos de comunicação digital e instantânea, a mobilização, voluntária e suprapartidária, realizada pelo Mova-SE e pelo Unidos por Aracaju deixa claro que a participação cidadã é essencial para impedir o abuso de poder e garantir o equilíbrio da gestão pública. Se existem falhas no sistema de “freios e contrapesos” dos dois poderes municipais, está garantida a entrada em cena de um poder maior: aquele que emana do povo.

[*] É graduado em Ciências Econômicas e ativista social do Mova-SE.