Aparte
Ex-senador Eduardo Amorim, PSDB, faz política no escondido?
45a9c0af03ecb038

Eduardo Amorim: buscando retornar à política via Itabaiana

Onde andará o ex-senador Eduardo Amorim, PSDB? Depois de 12 anos de mandatos - quatro de deputado federal e oito de senador, tendo sido secretário de Saúde de Sergipe na gestão de 2003 a 2006 de João Alves Filho -, ele desembarcou do poder no dia 31 de janeiro último, disse que retornaria à medicina, mas silenciou-se.

Nesta quarta-feira, 8, e na semana passada, a Coluna Aparte fez algumas tentativas de falar com ele, mas sequer atendeu aos chamados no celular. Na semana passada, Eduardo apareceu na mídia se reforçando como presidente do PSDB da Executiva de Sergipe e apresentando o ex-governador Albano Franco como presidente de honra.

Em Itabaiana, cidade em que ele nasceu, corre o boato de que Eduardo Amorim já teria procurado as lideranças municipais locais Valmir de Francisquinho, PR, o prefeito, e Maria Mendonça, PSDB, deputado estadual e ex-prefeita, para sugerir seu nome como candidato a prefeito em 2020 como consenso desses dois grupos, hoje rompidos. Com isso, ele estaria pensando em retomar à cena política via Executivo municipal. A boa análise política há de consentir que Eduardo seria um nome forte no contexto político da histórica cidade do alto da serra.

Em 2018, Valmir de Francisquinho e Maria Mendonça votaram nele para governador no primeiro turno. Nesta quarta, 8, o prefeito Valmir de Francisquinho negou que tivesse mantido qualquer conversa com Eduardo sobre sucessão de Itabaiana em 2020. “Desconheço esse assunto. Ele não conversou comigo sobre política não. Depois da sucessão estadual, só conversei com Eduardo duas vezes”, disse Valmir a esta Coluna Aparte.

Também da manhã desta quarta-feira, a deputada Maria Mendonça disse informalmente a esta Coluna que a família Teles de Mendonça não parou para discutir sucessão de Itabaiana ainda e que só deve fazê-lo em 2020. Convém frisar que não foi perguntado a Maria nada em específico sobre o comentário de que Eduardo teria conversado com ela e com Valmir.