Aparte
Opinião - O futuro do Brasil não permite golpe contra Jair Bolsonaro

[*] Hideraldo Moura

Vou dizer aqui um negócio: eu tenho 58 anos, gosto de política, tenho lado, assumo minhas posições e busco sempre tolerar as dos outros. Mas estou assustado com a polarização, o ódio, o ressentimento e, acima de tudo, a forma política ideológica partidária inconsequente como tudo está sendo tratado no país pela sociedade, pelos políticos e também por muitos que pertencem a instituições em que são juízes e agem de forma tendenciosa e até desonesta.

Eu só queria fazer uma reflexão do que seria agora um golpe em Jair Bolsonaro, já que legalmente não existe motivo, e a sua destituição seria, sim, golpe. E o que seria do país? Não temos líderes, pois a política está fragmentada com os políticos focados quase que totalmente em seus interesses pessoais, grupos movidos meramente por ideologia sem nenhum compromisso com a segurança e o bem-estar social.

Temos um Congresso, um STF e boa parte do Judiciário sob constante suspeição e descrédito da sociedade, e uma sociedade em sua maioria alienada e manipulada dentro dos interesses de pessoas de caráter duvidoso, travestidos de lideranças, onde são tão ou mais corruptos dos que os que estão no poder.

É assustador para mim o quadro que se avizinha: um país no caos em todas as áreas, sem lideranças, movido pelos interesses pessoais e econômicos de grupos sem um mínimo compromisso com o bem comum e isso tudo resultando numa sociedade violenta e desorganizada, descontrolada e desorientada.

Meu relato pode parecer, e torço que seja, uma obra de ficção surrealista num lugar hipotético, mas para mim corre o risco de ser nosso futuro real. Qual a saída? Para mim, a única alternativa é nos unirmos enquanto é tempo, colocando acima de toda ideologia e política partidária os interesses do país.

Não temos opção: o presidente é Jair Bolsonaro e na mão dele e de sua equipe estão muitas decisões que impactarão diretamente no nosso futuro e no de nossos filhos. Boicotar isso é lutar para que o Brasil dê errado. Temos obrigação de tentar fazer o país dar certo, e o que vejo é todos que são contra o governo lutando para que tudo dê errado.

A oposição tem que fazer seu papel de fiscalizar, criticar, propor. Mas não de incitar o ódio, o golpe e o quanto pior melhor, como está ocorrendo - lembrando que me refiro a uma oposição que tem como líder máximo e que idolatra um ex-presidiário inelegível. Os que foram candidatos e até ex-presidentes nada propõem, só criticam e se aliam a uma mídia que só desinforma e por interesses econômicos querem a todo custo derrubar esse governo sem nenhuma preocupação com a sociedade e o país.

Diante desse quadro, sinceramente, se algo não mudar drástica e urgentemente, existindo uma união em prol do país, presenciaremos uma situação única no mundo de caos e degradação social com total falta de liderança e sem rumo a seguir por parte da sociedade e um futuro incerto e assustador. Que Deus nos ajude.

[*] É professor universitário, servidor público federal aposentado e consultor especialista em Direito Previdenciário.