Aparte
Zezinho Sobral: foco no coletivo e nos avanços para os sergipanos

Zezinho Sobral: eficiência e pelo respeito aos pares, à ética e aos sergipanos

“O foco do nosso mandato é fazer com que os sergipanos, de todos os 75 municípios, tenham orgulho do voto válido. Transparência, ética, diálogo e o cuidado com as pessoas são princípios que honro e preservo”. É com esse pensamento que o deputado estadual Zezinho Sobral, Pode, sintetiza todas as ações realizadas em 2019, primeiro ano na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Dono de um estilo prático e colaborativo, com foco na coletividade, no respeito aos pares, Zezinho Sobral mostrou – o que já estava comprovado em anos de experiência em gestão pública – que o diálogo, principalmente com as comunidades, faz a diferença na concepção de projetos para atender aos anseios do povo sergipano. Sua desenvoltura e história os levaram a, logo no início do mandato, ao posto de líder da bancada governista e, consequentemente, presidente da Comissão de Constituição e Justiça - CCJ.

Zezinho Sobral considera a transparência, a eficiência no debate e a articulação como essenciais para desempenhar um bom trabalho, especialmente em respeito àqueles que buscaram em nosso mandato a representatividade na Casa Parlamentar.

“Foi um ano intenso, onde aprendi muito e não medi esforços para que o sergipano fizesse parte do processo. Afinal, o mandato não pertence a mim: é de todos aqueles que me elegeram”, avalia Zezinho Sobral, reforçando a importância da Assembleia Legislativa na fiscalização das ações do Executivo, na elaboração e criação de leis e, principalmente, no olhar diferenciado para quem mais precisa.

“A Alese é a caixa de ressonância de Sergipe, é a porta aberta para todas as culturas, necessidades e prioridades da população. É a essência da democracia e o instrumento de equidade. O mandato age na formulação e execução de políticas públicas. Não há ‘recesso’, não há fim de semana. É essencial dialogar com entidades, cooperativas e associações para ouvir suas demandas, intermediá-las junto ao poder público e encontrar soluções. Mantenho minha postura de diálogo, atitude e ação, prezando pela eficiência e pelo respeito aos pares, à ética e aos sergipanos”, pontua Zezinho Sobral. 

Durante 2019, bandeiras como a da agricultura, saúde, mobilidade, empregabilidade e do desenvolvimento econômico foram defendidas por Zezinho Sobral e amplamente discutidas por ele na Tribuna, em suas redes sociais e na imprensa. O compromisso com o homem do campo, com a agricultura familiar e com o desenvolvimento do setor foi enfatizado pelo deputado em todo o período.

Em parceria com a Comissão Estadual da Citricultura, Sobral promoveu na Alese a Audiência Pública sobre a revitalização da Citricultura de Sergipe, com a entrega de uma Carta Aberta sinalizando problemas e estratégias de avanços. A atuação do parlamentar foi marcada por suas excursões pelo interior sergipano. Ele visitou municípios, povoados, associações, conheceu histórias, reencontrou amigos, ouviu necessidades de quem mais precisa e encaminhou demandas. 

ICMS DO MILHO 

Zezinho Sobral também contribuiu na intermediação dos produtores, atacadistas e da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe - Faese - com o Governo do Estado para mais uma conquista da agropecuária sergipana: o Decreto Governamental que institui a redução de 12% para 2% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as operações interestaduais do milho em grãos.

A Lei das Queijarias foi outra uma vitória da agricultura, uma demanda dos produtores que fará a diferença na vida do homem do campo, reafirmando a identidade produtiva. "Houve o lançamento do programa de Assistência Técnica e Gerencial para a Agroindústria Artesanal de Laticínios, que visa fomentar o empreendedorismo, implantar técnicas de produção, comercialização e inovação, fortalecendo a atividade e agregando valor aos produtos. A assistência técnica tem duração de dois anos, beneficiará inicialmente 60 produtores no Alto Sertão, ajudará o queijeiro a avançar, aprimorando a qualidade do produto”, frisa o deputado estadual.

Ainda em 2019, Zezinho Sobral comemorou a sanção de Lei que corrige e moderniza licenciamento ambiental de Sergipe, mais uma demanda exitosa do seu mandato. A Lei nº 8.607 inclui e altera dispositivos da Lei nº 8.497, de 28 de dezembro de 2018 (que trata do Licenciamento Ambiental), adequando-a à Lei Complementar Federal nº 140/2011, às Resoluções 237/1997 e 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama - e à Lei Estadual nº 8.327/2017 (que dispõe da Política Estadual de Carcinicultura).

TURISMO SUSTENTÁVEL

O segundo semestre de Zezinho Sobral também foi marcado pela discussão em defesa das Casas de Farinha sergipanas. O parlamentar pretende regulamentar e preservar o caráter artesanal delas, reconhecendo o arranjo produtivo como Patrimônio Cultural, para fortalecer a agricultura familiar, a economia solidária e o homem do campo. 

Outra temática defendida por Zezinho Sobral foi a defesa pelo Plano de Gerenciamento Costeiro de Sergipe e do Zoneamento econômico-ecológico para Sergipe. O projeto de lei do Executivo chegou na Assembleia Legislativa e pretende promover o ordenamento adequado do litoral sergipano com soluções sociais, econômicas, ambientais e sustentáveis. 

O deputado participou ativamente de reuniões que resultaram no PL e têm defendido o desenvolvimento sustentável do turismo para o estado. “Sergipe possui todas as condições para manter áreas de preservação ambiental e empreender um desenvolvimento sustentável, sem a necessidade de inviabilizar o turismo, a agricultura, aquicultura e outras atividades silvipastoris. O zoneamento costeiro é um tema urgente por ser um instrumento de proteção ao meio ambiente e que permite o desenvolvimento sustentável”, conclui.