YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Governo de Lagarto dá 8% de aumento aos professores e fixa harmonia com Sintese
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
1ee8478d289ef49d

Hilda Ribeiro: diálogo quer perpassar todos os aspectos positivos da educação lagartense

Embora a categoria dos professores de Lagarto tenha recebido outros benefícios considerados importantes ao longo dos últimos anos, o reajuste concedido desta vez pela prefeita Hilda Ribeiro teve duas características que chamaram a atenção: primeiro, o tempo recorde com que ele foi concedido, e em segundo lugar, o valor que, proporcionalmente, ficou superior a outros já concedidos.

Além do mais, a atual administração desde o momento em que a prefeita Hilda Ribeiro assumiu em 7 de março deste ano, tem provocado constantes reuniões e colocado propostas para avaliação e análise dos professores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe – Sintese - e seus dirigentes.

Em assembleia na manhã da última segunda-feira, 20, o Sintese aprovou, em maioria absoluta e também em tempo recorde, o percentual de aumento oferecido pela Prefeitura de Lagarto. Após a aprovação do Poder Legislativo, o salário dos professores será acrescido de 8%. Isso é um ganho incomum num período de crise.

O aumento garantido pela prefeita Hilda Ribeiro foi praticamente o dobro do reajuste nacional do piso do magistério para este ano, que é de 4,17%, e consegue minimizar a defasagem salarial deixada por gestões anteriores. “O projeto da Prefeitura de Lagarto é avançar na recomposição da carreira do magistério e na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb”, pontuou a prefeito.

Essa conquista foi fruto de diálogo conduzido diretamente por Hilda Ribeiro e os representantes do Sintese. Também foi levado em consideração a análise do impacto na receita do município realizado em conjunto pelas Secretarias de Finanças, Planejamento e Orçamento, para que o pagamento dos salários continue sendo realizados em dia.

Mas nada disso foi feito à revelia de bons entendimentos. O diálogo entre a Prefeitura de Lagarto e o Sintese está cada vez mais sintonizado. Prova disso é que depois da aprovação da proposta do município de reajuste do piso, nesta terça, 21, Hilda Ribeiro e os professores representantes do sindicato alinharam outros assuntos importantes para a categoria.

“Estamos sempre dispostos a ouvir os professores, a classe estudantil e todos os trabalhadores da educação para traçar estratégias para melhoria da qualidade do ensino no município. Hoje foi dia de tratar sobre Ideb, gestão escolar, infraestrutura das unidades de ensino e, principalmente, mais ações, como a do reajuste do piso, de valorização da categoria docente”, ressaltou a prefeita.

Além da prefeita e dos coordenadores do Sintese Nazon Barbosa, Irineu Oliveira e Benizário Júnior, o encontro contou com os secretários Eduardo Maia, Educação, Adriel Alcântara, Planejamento, Bianca Ribeiro, Administração; Euzébio Francisco, Articulação Política, e Noel Sousa, Desenvolvimento Urbano.