Aparte
Emsurb constitui mais uma Diretoria - a de Orlas e Parques. Diropa

Luiz Roberto Dantas de Santana: para atender a novas demandas

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju - Emsurb -, acaba de incluir no seu portfólio mais uma Diretoria. Ao lado das quatro tradicionais, foi estruturada a Diretoria de Orlas e Parques - Diropa. Ela será a quinta.

A criação da Diropa passou pela aprovação do Conselho Administrativo da Emsurb e já foi homologada por decreto do Poder Executivo municipal. O diretor-presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas de Santana, justifica que a Diropa se fez necessária em virtude de uma série de atribuições novas de espaços da capital recebidas pela empresa que ele dirige.

Chegou-se à criação dela a partir de dezembro de 2019, quando ocorreu o reconhecimento pela Prefeitura de Aracaju na gestão de praias da capital por parte da Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe - SPU/SE - e do Governo do Estado. “A partir dali, sucessivas reuniões aconteceram entre as partes nos meses de janeiro e fevereiro para discutir a transferência, por cessão, da gestão de todas as praias”, diz Luiz Roberto Dantas.

Mas nem só praias. “Bem como de outras áreas que estavam também sob a responsabilidade do Governo de Sergipe - orlas Pôr do Sol, Viral, do Porto D’Antas e do Bairro Industrial. Já em março passado, da mesma forma, ou seja, por meio de cessão, a Prefeitura de Aracaju recebeu da Energisa o Parque Ecológico do Poxim”, diz ele.

“Com essas transferências, surgiu a necessidade da elaboração de um novo organograma para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos de forma a incluir a Diretoria de Orlas e Parques - Diropa. O processo se deu após aprovação pelo Conselho Administrativo da Emsurb e a posterior homologação por decreto do poder executivo municipal”, diz o diretor-presidente da Emsurb.

Segundo Luiz Roberto Dantas de Santana, a Diropa está sendo interinamente comandada por José Olino de Castro Lima, atual chefe da Controladoria da Emsurb. As quatro originais Diretorias da Emsurb são a Diraf - Diretoria Administrativa e Financeira; Direpa - Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento -; Diret - Diretoria Técnica (Planejamento) e Dirop - Diretoria de Operações. E agora a caçula Diropa - Diretoria de Orlas e Parques.