Aparte
Reportagem Especial: grupos organizados mudam cenário político
Bcd1bd73157a3857

Alessandro Vieira: case de sucesso que começou no RenovaBR

A sociedade civil nunca se envolveu tanto com a política quanto nos últimos anos. E esse movimento pode ser ilustrado pelo surgimento de diversos grupos que pensam e debatem a política sem, necessariamente, ter políticos em seu bojo. Ou mesmo que os tenha, não sendo partidos.

É o caso do MBL, do RenovaBR, do Mova-SE… todos eles apostam numa intervenção popular para mudar os rumos da política no país, seja direta ou indiretamente. Um dos exemplos desse envolvimento é o da eleição do senador Alessandro Vieira, do Cidadania.

“No momento em que decidi ingressar na política fui buscar as alternativas para qualificação nesta nova seara. Encontrei na internet o Renova, fiz o processo seletivo e o resto é a história que Sergipe acompanhou”, resume Alessandro Vieira.

O professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral Eduardo Macêdo afirma que o homem e a mulher são seres da natureza que não foram criados para se isolar.

“A história comprova que só houve sobrevivência e desenvolvimento com o agrupamento. E, no campo das ideias políticas, não foi e não tem sido diferente”, explica Eduardo Macêdo.

A Reportagem Especial sobre o tema estará disponível no domingo, dia 10, a partir das 20h, e reúne opiniões de representantes desses grupos que estão mudando a forma de fazer política no Brasil e em Sergipe.