Aparte
IURD e Republicanos já têm 46 pré-candidatos a vereador em Sergipe
A57637474bdeb28f

Leo Rocha: “São 60% ligados à Igreja e 40% que nós vamos dar apoio como aliados”

O coordenador Político da IURD – Igreja Universal do Reino de Deus - para o Estado de Sergipe, pastor Leo Rocha, 38 anos, disse nesta quinta-feira, 13, que essa instituição e o Partido Republicanos já têm quase 50 nomes de pré-candidatos aos Legislativos dos Municípios sergipanos para as eleições deste não.

“Hoje a Igreja a Universal está presente em 53 dos 75 municípios do Estado de Sergipe. Já temos neles, até então, 46 nomes como pré-candidatos a vereador. São 60% ligados à Igreja e 40% que nós vamos dar apoio como aliados”, disse Leo Rocha à Coluna Aparte.

“Não quer dizer que nós vamos seguir até o final com esses 46 nomes. Pode ser que alguns sejam trocados no percurso por conta de estratégias. O que conta é que estamos em 53 municípios e com 46 pré-nomes, e que 40% são de aliados e 60% são de nomes próprios”, ponderou Leo.

O líder religioso, que é pessoalmente um pré-candidato a vereador no município de Nossa Senhora do Socorro, diz que a IURD e o Republicanos – antigo PRB - estão agora fazendo um levantamento mais apurado da situação.

“Estamos fazendo um estudo que calcula o número de membros e o número de votos que ele precisa alcançar para chegar lá. Tudo é cálculo. Não é uma coisa que a gente vai chegar a uma estimativa de mais ou menos. Está sendo feito o cálculo. Estamos estudando com profundidade”, diz.

Segundo Leo Rocha, a pretensão é de a cada município lançar apenas um nome com o apoio da Igreja - não é segredo para ninguém que a IURD defende a inserção de seus fiéis no mundo político, sendo isso extensivo até ao Congresso Nacional.

Haverá uma exceção desta quantidade em Socorro. “Nós provavelmente elegeremos três em Socorro, e se escapulir, na sobra, elegeremos quatro. Ali, eu sou um pré-candidato. Nós já estamos com 32 nomes fechando a chapa lá. Aqui em Aracaju, o pastor Eduardo Lima estará lutando por uma vaga. Ele atua na montagem de uma chapa”, diz.

Em 2018, Eduardo Lima disputou o mandato de deputado estadual e saiu com uma boa votação - não o suficiente para subir ao pódio. Até o ano passado, ele, que é baiano, era o coordenador Político da IURD, mas o posto foi passado a Leo pelo bispo da IURD em Sergipe, Adriano Evaristo.

Leo Rocha é um carioca bom de interlocução e está há três anos e dois meses em Sergipe. Ele tem púlpito de pastor, com igreja fixa no Marcos Freire 2, onde prega, mas roda muito por todo o Estado de Sergipe constantemente nas quartas, quintas e sextas. É casado com Barnielly Rocha há 15 anos e pai de Ana Beatriz, uma adolescente de 12 anos.