Aparte
Ministro Paulo Guedes fala à comissão mista da Covid-19 nesta terça-feira

Guedes: plano de trabalho do colegiado determina que o ministro preste contas ao Congresso a cada dois meses (Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participará de uma audiência da comissão mista que analisa as medidas do governo durante a pandemia do novo coronavírus. A partir das 10h desta terça-feira, 30, Guedes dará a senadores e deputados mais detalhes das últimas medidas governamentais para mitigar os efeitos das crises sanitária e econômica.

Será a segunda vez que Guedes falará aos parlamentares. Segundo o plano de trabalho do colegiado, o ministro deve comparecer a cada dois meses para prestar contas ao Congresso Nacional. 

Na primeira participação, em 30 de abril, o ministro destacou as ações emergenciais do governo principalmente para evitar o desemprego em massa. 

A comissão também já ouviu outros integrantes do primeiro escalão da área econômica do governo, como o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior; o presidente do BNDES, Gustavo Montezano; e o presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes. 

Comissão Mista de Acompanhamento das Medidas Relacionadas ao Coronavírus é composta de seis senadores e seis deputados, com igual número de suplentes. 

Traduzir dados, números e informações técnicas para que a população possa conhecer o impacto da crise provocada pela pandemia na economia e na sociedade é também uma das tarefas da comissão. 

O colegiado é presidido pelo senador Confúcio Moura, MDB-RO, e tem como relator o deputado Francisco Júnior, PSD-GO. O grupo parlamentar funcionará até o fim da decretação do estado de calamidade pública decorrente do coronavírus, previsto para 31 de dezembro de 2020. (Fonte: Agência Senado).