Aparte
Opinião - Luciano Barreto e um grande propósito de vida

\"Se esquecêssemos todas as facetas da vida que o torna um gigante, somente a criação do ILBJ seria suficiente para torná-lo um ser humano excepcional\"

[*] Carlos Alberto Sobral de Souza e [**] Patrícia Verônica

Há muito se discute a forma apropriada para delimitar a grandeza de um homem. Para o imperador e filósofo romano Marco Aurélio, “a verdadeira grandeza de um homem reside na consciência de um propósito honesto na vida”.

Tendo por base tal pensamento e, após décadas de fraternal amizade, podemos afirmar, sem risco de erro, que Luciano Barreto Franco é um dos verdadeiramente grandes homens de Sergipe. Em razão disso é que muita alegria nos traz a chegada de seus 80 anos neste dia 10 de setembro.

Em tempos sombrios como o que vivemos, quando o mundo ainda agoniza, buscando debelar a pandemia que pranteou significativa parcela da sociedade, esta é, sem dúvida, uma razão para imensa comemoração.

Não sem motivos, o aniversário de oito décadas de Luciano Barreto reveste-se de especial significado, especialmente para aqueles que têm o privilégio da convivência próxima, amalgamada por longa e sincera amizade, que melhor permite aquilatar sua excepcional grandeza.

De forma precisa e competente, o jornalista Jozailto Lima, ao falar sobre tão ilustre aniversariante, certa vez pontuou que “eis um sujeito grande sob o sol de Sergipe. Grande no nome. No modo de viver como empreendedor. Nos gestos largos. Na passionalidade como encara os negócios, as amizades, a generosidade, a família, a paz e a briga”.

Desconhecemos melhor síntese que possa abarcar a exata dimensão deste homem colossal, inclusive, na humildade.

Muito se fala acerca de sua vasta competência profissional, expertise empresarial, invejável inteligência e estilo workaholic, características imprescindíveis à criação e consolidação da Construtora Celi, empresa sólida e geradora de empregos e riqueza social, que se constitui hoje entre as maiores no seu segmento no nosso Estado e região Nordeste.

De igual forma, reverbera em Sergipe sua meticulosa e incansável atuação enquanto presidente da Aseopp, com sua constante luta por obras públicas de qualidade com preço justo, mais um viés de sua respeitada liderança.

Não bastassem essas características profissionais, também detém relevo o seu jeito simples de ser - direto, transparente, amigo inigualável na atenção e apreço, pronto a ajudar sempre que necessário, o que pudemos testemunhar ao longo da sua honrosa trajetória.

Mas, o que nos apetece destacar como expectadores privilegiados desses seus 80 anos é a sua exemplar relação familiar, seu amor imensurável por Maria Celi, amada companheira de um longevo e feliz casamento, bem como por suas filhas, netos e bisneto. Neste tocante, destacamos dois episódios que, de per si, permitem dimensionar a profundidade desse amor.

O primeiro, por todos presenciado, diz respeito à forma por ele adotada para enfrentar a “dor que não tem nome”, resultante do passamento prematuro de Luciano Barreto Franco Júnior, seu filho caçula, aos 28 anos. O que para muitos poderia levar a um fim obtuso ou a uma dor paralisante com consequências nefastas, fez despertar nele uma força ciclônica, apta a ensejar a criação do Instituto Luciano Barreto Júnior – ILBJ -, fundação mantida exclusivamente pela família, que perenizou a memória do amado rebento, transformando sua dor em uma profícua história de amor, capaz de modificar para melhor a vida de milhares de concidadãos que, por conduto de um trabalho sério e responsável, recebem a qualificação necessária a uma existência digna e produtiva.

Se esquecêssemos todas as facetas da vida que o torna um gigante, somente a criação do ILBJ seria suficiente para torná-lo um ser humano excepcional e merecedor de todo louvor.

No que concerne ao segundo episódio, em anos passados, quis o destino que fôssemos nós as testemunhas oculares solitárias, o que de forma alguma diminuiu sua importância e significado. Ao percorrermos um dos infindáveis corredores de supermercado em Aracaju, fomos surpreendidos com a balburdia alegre de crianças ali reunidas.

Ao assistirmos a cena com atenção, um imenso sorriso aflorou em nossos rostos quando divisamos o próprio Luciano Barreto, acompanhado de seus netos, enchendo carrinhos com brinquedos. Impossível saber quem era o mais feliz naquela ocasião: se o avô Luciano Barreto ou as crianças. Era, portanto, bastante fácil detectar que ali existia admiração mútua e amor genuíno.

Assim, diante da irretocável vida profissional e de sua amorosa devoção à família, propósitos mais que honrosos na vida de Luciano Barreto, é que aferimos a sua verdadeira grandeza. Parabéns Luciano Barreto. Aceite nossa singela, porém, verdadeira homenagem. Feliz aniversário!     

[*] É bacharel em Direito e conselheiro decano do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

[**] É diretora Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, doutora em Direito Público pela UFBA, doutora em Educação pela UFS e professora titular do curso de Direito da Unit.

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.