Aparte
Reportagem Especial: “nova economia” impulsiona negócios durante crise sanitária 

Pandemia enfraqueceu economia, mas fez alguns setores se reinventarem

A pandemia do novo coronavírus paralisou total ou parcialmente dezenas de atividades econômicas. Mas também fez surgir ou fortalecer algumas outras.

Como exemplos, os setores da construção civil, panificação e alguns serviços, como o do “mercado em casa”, que entrega feiras e compras sem que seja preciso o consumidor sair de sua residência – o que é, aliás, uma das medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Representantes de todas esses segmentos estarão na Reportagem Especial desta semana. Todos eles tiveram que se apoiar numa ferramenta que também mostrou sua força nessa pandemia: a internet. 

“A esta altura de quatro meses de quarentena as pessoas estão quebrando seus paradigmas sobre estar necessariamente de corpo presente para estudar, trabalhar, ser atendido por um médico, comprar, inclusive, insumos de primeira necessidade pela internet”, analisa Shirley Vidal, especialista em Marketing Digital, que também foi ouvida pelo JLPolítica.

O economista Josenito Oliveira vê essa reação como algo comum em situações de crise. “A história da humanidade mostra que em momentos difíceis, como guerras, revoluções e pandemias, o ser humano tem a capacidade de se reinventar e criar coisas novas. Essa pandemia não é diferente”, contextualiza.