Aparte
OPINIÃO - Viabilizar Sergipe. Isso é possível

Deputado Fábio Reis e o governador Belivaldo Chagas em reunião no Ministério da Infraestrutura: Sergipe encontrará os caminhos para voltar a crescer

[*] Fábio Reis

Sergipe tem sido atingido duramente pela atual crise econômica do Brasil, que se iniciou em meados de 2014. Com a recessão econômica, recuo no Produto Interno Bruto - PIB - e o crescimento do desemprego, que em março de 2017 atingiu seu auge com uma taxa de 13,7% e representava mais de 14 milhões de brasileiros sem trabalho, os efeitos no caixa público foram devastadores.

Um quadro que travou investimentos públicos, gerou parcelamento da folha de pessoal e exigiu medidas mais duras que foram tomadas pelo governador Belivaldo Chagas, assim que assumiu em abril de 2018.

Reeleito, o governador tem deixado claro que os desafios permanecem, mas com um olhar para o futuro e com otimismo de que, com as parcerias certas, Sergipe encontrará os caminhos para diminuir os efeitos negativos da crise e voltar a crescer.

Aqui em Brasília, encontraremos muitos desses caminhos para vencer o atual momento. Nessa segunda-feira, 18, por exemplo, acompanhei o governador no Ministério da Infraestrutura para tratar da duplicação da BR-235.

Entregamos ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas o Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI -, que demonstra a viabilidade técnica da concessão. Entendo ser uma obra extremamente importante para alavancar a economia sergipana, viabilizando, inclusive, o nosso porto, que poderá escoar produtos de Juazeiro e Petrolina, gerando impostos para os cofres do Estado.

Mas não só isso. Temos a obra de duplicação da BR-101, o Canal Xingó, concessões em áreas estratégicas, como o Baptistão, Ceasa e Centro de Convenções. Intervenções que são essenciais para alavancar a nossa economia através de parcerias sólidas com o setor privado.

Tenho muita confiança que, independentemente das diferenças ideológicas, o governador Belivaldo Chagas saberá tirar proveito de governar um Estado pequeno, enxuto, viável e que pode servir de modelo para projetos inovadores. É isso o que esperamos e é para isso que continuaremos trabalhando.

[*] É deputado federal pelo MDB de Sergipe e coordenador da bancada de Sergipe no Congresso.