Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Marival Santana desmente Zé Valadares e o chama de “véio da cara lisa” e “da boca porca”
Compartilhar

Marival Santana sobe nas tamancas e sapeca: “Quizilenta e repugnante foi a ditadura implantada por Zé Tragédia”

O prefeito de Simão Dias, Marival Santana, PSC, não engoliu a seco as críticas que lhe fez o ex-prefeito José Valadares, o Zé Tragédia, PSB, neste mesmo espaço de Aparte na última terça-feira, 2, na nota Zé Valadares diz que “corrupção” de Marival cansou Simão Dias e prevê: Cristiano Viana virá como solução. Marival reagiu a ferro e fogo, classificando-o de “coronelista” e “véio da cara lisa” e “da boca porca”.

“Em 2020, querendo retornar ao poder, Zé Tragédia aparece mais uma vez com a sua política arcaica e com a sua boca porca, fazendo as mesmas calúnias e difamações, pensando que a população simãodiense ainda vive a época do coronelismo. Esquece que tomou uma lapada em 2012, outra lapada em 2016 e que em 2018 viu todos os seus candidatos sendo reprovados, Valadares Filho para governador de Sergipe e Antônio Carlos Valadares para senador”, revidou o prefeito, a plenos pulmões.

No mais, Marival Santana desmonta ponto por ponto as acusações que lhe fez seu opositor e ex-prefeito. “Zé Valadares, um “véio da cara lisa”, achando que as coisas funcionam como em sua época, efetuou mais de 20 denúncias contra nossa gestão ao Ministério Público através de seus subordinados e aliados. Essas denúncias foram investigadas e, não identificando irregularidades e graças à lisura da nossa administração, todas foram devidamente arquivadas”, diz Marival.

O prefeito Marival Santana é bastante didático e remissivo às denúncias esboçadas por Zé Valadares. “Com relação à licitação de transporte, a Empresa Shallom é a mesma que ganhou as licitações no período do primeiro e segundo mandato de Zé Tragédia, de 2001 à 2008, e de seu sucessor, de 2009 à 2012. E, consequentemente, nos meus primeiro e segundo mandatos”, expõe.

E justifica: “É uma empresa local, que oferece os menores preços nas licitações públicas já que, por ser do município, possui a sua logística mais barata. Difícil é entender porque essa empresa, que tinha capacidade de vencer essas licitações de 2001 à 2012 sob Zé Tragédia, perderia tal capacidade justamente na atual gestão”.

“Sobre o dinheiro do matadouro municipal, que ele afirma que foi colocado no bolso (da gestão atual), isso aconteceu foi na gestão desastrosa dele. E ele imagina que na minha é igual. Na nossa gestão, implantamos o DAM - Documento de Arrecadação Municipal - e aumentamos a arrecadação, já que saímos de 60/70 abates por semana para 100/120 por semana”, diz Marival Santana. O prefeito já mostrou ao Portal JLPolítica documento do Ministério Público de Sergipe informando que não houve irregularidade no matadouro municipal de Simão Dias, e que por isso arquivou processo de investigação.

Na nota da terça, José Valadares não criticou a saúde municipal de Simão Dias. Mesmo assim Marival Santana expôs os problemas dessa área e fustigou o oponente. “A Saúde é prioridade e cresceu muito com a nossa administração. Reformamos quase todos os postos de saúde, construímos 13 novas Unidades de Saúde, inclusive inauguramos em 2013 uma Clínica de Saúde da Família que já estava construída pelos Valadares desde 2011 e eles não conseguiram dar funcionalidade”, diz o prefeito.

“Na nossa gestão implantamos o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF -, nos tornamos referência nacional no quesito Atenção Domiciliar, principalmente no que concerne a programas como o que batizamos de Melhor em Casa. Saímos de quatro para 12 equipes de PSF’s, ampliamos a frota de ambulâncias e veículos que dão assistência para saúde da nossa população, dentre outras benfeitorias”, completa Marival.

Mas José Valadares criticou a relação entre Marival e o Poder Legislativo Municipal, acusando-o inclusive por ter no presidente, seu irmão Jorge Santana, um aliado em coisas erradas, como na contratação pela Câmara de 40 CCs sem necessidade. Aqui, Marival também não deixou por menos.

“No que trata do Legislativo, o presidente da Câmara está no seu sexto mandato de vereador e se elegeu presidente com 11 dos 13 votos dos vereadores. A insatisfação do Zé Tragédia é que ele foi derrotado e reprovado não só no Executivo como também na Casa Legislativa. A prova disso é que Zé Tragédia elegeu apenas dois dos 13 vereadores. Mas não se conforma. No entanto, seu estado de caducamento não o permite entender e perceber que ele não fala coisa com coisa. Ele precisa entender que quem tem o poder de decisão é o povo e esse mesmo povo já mostrou que não suporta mais os Valadares. Ao contrário do que ele afirma, dos secretários municipais há apenas um irmão. Na verdade, uma irmã”, disse.

O prefeito de simãodiense refuta com força a visão de Zé Valadares de que a população de Simão Dias se cansou da gestão dos oito anos dele. “Quizilenta e repugnante foi a ditadura implantada por Zé Tragédia em Simão Dias. Cansada a população simãodiense estava dos mais de 50 anos de política coronelista dos Valadares. Zé Tragédia afirma que o candidato dele vai ganhar a eleição em Simão Dias, bem como em Aracaju. É preciso lembrá-lo que de 2012 pra cá ele só vem acumulando derrotas”, avisa Marival Santana.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.