Aparte
Padre Inaldo tem agenda grande no DF e apoia visão de pacto de Paulo Guedes

Padre Inaldo: agenda positiva e espaço na FNP

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo Luis da Silva, PC do B, tem, desta segunda, 25, até a próxima quarta-feira, 27, uma agenda cheia de atividades positivas em Brasília.

Elas vão desde as lutas de classe através Frente Nacional dos Prefeitos - FNP -, até pleitos específicos que ele leva em nome de Socorro a serem cumpridos nesta terça e na quarta na esfera do Legislativo e do Executivo - alguns Ministérios.

Nesta segunda-feira, por exemplo, Padre Inaldo foi eleito vice-presidente do g100 para Sergipe, grupo que reúne dentro da estrutura do FNP as cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica.

Inaldo vai somar com o prefeito de Igarassu, em Pernambuco, Mário Ricardo, presidente do g100 para Projetos Institucionais. “Eu considero esse espaço muito importante para se discutir na FNP as demandas de Socorro e de outras cidades do porte dela em Sergipe”, disse Inaldo.

Nesta terça, Inaldo assistiu à palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reforma da Previdência. Saiu contente com o que ouviu. “Ele nos disse como a reforma vai atingir diretamente os municípios e os Estados brasileiros. Foi importante”, informou Inaldo.

“Chamou-me a atenção o projeto dele de dar o primeiro passo com a reforma da Previdência para depois tratar do Pacto Federativo, que é o que todo o Brasil espera. Paulo Guedes deixou claro que o dinheiro nacional deve ser maior para os Estados e os municípios, e menos para a União, e com isso a gente concorda. Ele pediu apoio aos prefeitos para falar com seus deputados sobre essas duas questões”, diz Inaldo. 

Esta é a 75ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos. Inaldo acompanhou, já nesta segunda-feira, também uma palestra que lhe chamou muito a atenção: a das cidades inteligentes. “Vi várias apresentações de atividades que caracterizam as cidades inteligentes. Estou aqui para aprender novas realidades e ver quais delas podemos pensar para aplicação em Nossa Senhora do Socorro”, diz o prefeito.

Nesta terça-feira, Inaldo, ao lado dos demais prefeitos sergipanos presentes ao evento, deve participar da reunião da FNP com os presidentes do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, sobre a complicada pauta das reformas.

“Eu fico até a quarta e vou aproveitar e ir aos gabinetes dos deputados federais e senadores de Sergipe. Tenho agenda em três Ministérios. No das Cidades, no do Turismo e no da Saúde. No da Saúde, vamos em busca de liberação de uns recursos de emendas que nós temos já devidamente ajustados e que ainda não nos foram pagos”, disse o prefeito.