Aparte
Gibran Ramos é reconhecido em Brasília como Parceiro da Juventude

Gibran Ramos com Rodrigo Maia: festa no DF e na origem da Secretaria da Juventude de Sergipe

O administrador sergipano Gibran Ramos, de Areia Branca, foi homenageado na manhã da última terça-feira, 13, em Brasília, com a Comenda de Mérito de Parceiro da Juventude, durante o Seminário Nacional da Juventude.

Gibran Ramos se considera o primeiro jovem em Sergipe a propor ao Governo do Estado, em 1996, a criação de uma Secretaria de Políticas Públicas para Juventude e um dos pioneiros a discutir o tema no Brasil, quando ocupou a Presidência estadual da Juventude do PSDB.

Isso se deu na época em que o governador era Albano Franco (1995 a 2002), de quem ele se sente amigo até hoje. Gibran classifica a homenagem recebida em Brasília como “um reconhecimento e um marco, porque eterniza na história os fatos que construíram a política na juventude do Brasil”.

“Parafraseando o amigo e também homenageado Sandro Resende, do Estado de Goiás, que foi o primeiro secretário de Políticas Públicas de Juventude do Brasil no Poder Executivo em 1997, que associou a homenagem ao momento em que o país vive, digo que estamos no fim do bônus demográfico brasileiro, que é algo que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, na questão previdenciária, na questão da saúde pública. Portanto, a necessidade de se construir política de juventude vem por uma educação de qualidade, geração de emprego e renda”, disse Gibran.

Gibran Ramos concorda e aponta a necessidade “de um olhar prioritário dos governos federal, estadual e municipal para os jovens de 16 a 29 anos”, que em breve “não serão mais a maioria representativa da sociedade brasileira em virtude do envelhecimento do demográfico”.

O evento, que integra as comemorações do Dia Nacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, foi realizado na Esplanada dos Ministérios, onde outras 49 pessoas também foram homenageadas pela Secretaria Nacional da Juventude – SNJ -, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em seguida, alguns homenageados como Gibran foram convidados para um almoço na residência oficial do Presidente da Câmara dos Deputados com Rodrigo Maia. Gibran Ramos também desenvolveu um trabalho pioneiro de inclusão digital no município de Areia Branca no ano de 2005 movimento conhecido como “Inovar”. Em 2012 ele foi eleito vereador para a legislatura 2013 – 2016, ocupando a Presidência do Legislativo no biênio 2013-2014 e em 2016 foi candidato a vice-prefeito, ficando em segundo lugar numa disputa acirrada onde o prefeito em exercício acabou na terceira colocação.