Aparte
Opinião - Sergipe vive uma verdadeira primavera em favor de mudanças!

Delegada Danielle Garcia, ícone de competência e coragem no combate ao crime organizado

[*] Hebert Pereira

Estamos vendo em Sergipe algo singular. O surgimento de uma grande frente política composta por lideranças de pensamentos ideológicos diversos, mas com um mesmo objetivo: mudar a forma como se faz política no Estado.

São nomes de centro esquerda, centro direita e de centro, que resolveram se unir em torno de pautas comuns para tirar Sergipe e Aracaju do atraso. Em comum, têm o combate intransigente à corrupção, defendem a eficiência da gestão pública, de uma nova forma de fazer política – da campanha ao mandato -, a implementação políticas públicas baseadas em evidência e no diálogo que constrói soluções vincadas pela convergência.

Esse grupo tem como articulador o senador Alessandro Vieira, presidente do Cidadania em Sergipe, um partido de centro, que abrigou a maioria dos integrantes de movimentos de renovação política, e para o qual migrou após ter sido eleito com mais de 470 mil votos, e destes, 191.909 na capital. Seus eleitores têm os mais variados perfis ideológicos e demonstraram, através do voto, não tolerar mais a velha forma de fazer política, a violência sistêmica em que vivemos e a corrupção.

No Cidadania também está o Dr. Emerson, que obteve 43.059 votos para governador em Aracaju em 2018. Símbolo da ética na política, segue uma linha de centro esquerda, com uma bela história de sucesso pessoal e profissional na medicina e na política, onde se destaca pela capacidade de construir e liderar militância, transita muito bem entre nos movimentos sociais e sindicais e tem forte capilaridade no segmento católico. Dr. Emerson, em nossa percepção, é um dos nomes com maior potencial para a sucessão municipal de Aracaju em 2020.

Nesse time desponta a vereadora Emília Correia, do Patriotas, candidata a deputada federal mais votada em Aracaju em 2018, com 34.805 votos só na capital, fruto de uma imagem de força e coragem para enfrentar o governo e defender os interesses da população.

Emília é tida por muitos como uma pessoa de centro-direita pela origem política no Democratas, mas na prática dialoga muito bem com pautas progressistas como a defesa da mulher, das minorias, defesa dos servidores públicos, dos contribuintes e do consumidor. Na Câmara de Aracaju, tem assumido um importante papel de oposição, fiscalização e cobrança e vem pontuando como um dos principais nomes da oposição para compor uma chapa majoritária na capital ano que vem.

Temos ainda Milton Andrade, atualmente no Partido Novo, foi candidato a governador em 2018, obtendo mais de 20.156 votos na capital, com um discurso técnico e propositivo bem alinhado ao viés ideológico liberal. Milton é um nome novo na política e tem crescido a cada dia entre os formadores de opinião como gestor competente, alguém que tem ideias inovadoras e que tem a capacidade de articular parcerias para além do tradicional universo político, promovendo maior eficiência e celeridade às soluções.

Na Alese, temos o trio do Cidadania: a deputada estadual Kitty Lima, oriunda da Rede, de uma linha de centro esquerda, se elegeu deputada estadual com mais de 13.380 votos na capital com uma atuação focada na proteção aos animais, moralização da política e transitando bem nas pautas de defesa da mulher e da comunidade LGBT.

O deputado estadual Georgeo Passos, do Cidadania, quinto mais votado na Capital, com 7.630 votos, com um perfil ideológico de centro, desenvolve um mandato extremamente técnico e qualificado na discussão dos mais variados temas e políticas públicas, sendo uma das principais vozes na defesa dos servidores públicos, na luta contra a privatização da Deso, pela moralidade e eficiência da máquina pública e contra o aumento abusivo de impostos para a população.

O deputado estadual Samuel Carvalho, um político jovem e versátil, quem conseguiu desbancar políticos tradicionais e ocupar um importante espaço como uma das principais lideranças da região metropolitana. É um dos maiores nomes para a disputa eleitoral do ano que vem no município de Socorro, a segunda maior cidade do Estado.

Formando o G4 na Alese, junto com Kitty, Georgeo e Samuel, temos o deputado estadual Rodrigo Valadares, que vem demonstrando um consistente crescimento político, sendo um dos opositores mais ferrenhos do atual gestão estadual e municipal de Aracaju.

Rodrigo se destaca por impor um ritmo intenso de cobranças e de contrapontos ao prefeito de Aracaju e ao governador Belivaldo Chagas e vem buscando se consolidar cada vez mais como liderança política na capital. Mas a política não é feita apenas por aqueles que estão atuando em partidos ou em mandatos.

E, dentre as lideranças públicas que despontam no cenário sergipano, temos aquela que se resolver ser candidata em 2020 pode estragar de vez o sonho dos grupos tradicionais de continuarem governando Aracaju. Ela nunca foi testada nas urnas e inclusive está fora do Estado de Sergipe, mas é constantemente lembrada e aclamada pela população sergipana como um dos grandes nomes para concorrer ao mandato de prefeita da capital ano que vem.

É a delegada Danielle Garcia, ícone de competência e coragem no combate ao crime organizado em Sergipe, que protagonizou junto com o então delegado Alessandro o maior enfrentamento à corrupção em Sergipe durante sua passagem no comando da Deotap, de onde foi exonerada para barrarem o avanço das investigações e prisões de grandes políticos e empresários sergipanos.

Não sabemos se Daniela atenderá ao chamado da população. Tomara que sim! O fato em questão é que Sergipe vive uma verdadeira primavera. Novas lideranças públicas se consolidam, pessoas comuns aos poucos despertam para a necessidade de assumirem um novo papel nas suas carreiras e jovens compreendem a necessidade de participar ativamente da política.

Muda Sergipe! Uma mudança de pessoas e de práticas. Sergipe merece viver o seu potencial e despontar como referência nacional e para isso precisamos de um time que esteja disposto a inovar, ouse transformar diferenças ideológicas em diferencial estratégico e tenha a coragem necessária para fazer acontecer. Eu acredito e farei parte dessa mudança. E você?

[*] É advogado e consultor político, integrante dos movimentos Mova-SE e Acredito, e liderança RenovaBR.