Aparte
Reportagem Especial: reflexões em tempos de coronavírus

Pandemia traz reflexões de diversas naturezas 

Apesar de todo o cenário crítico e preocupante que a pandemia de coronavírus tem provocado, é inegável que a doença também tem promovido debates e reflexões oportunos acerca de questões que vão além de temas biológicos ou patológicos.

Para o sociólogo Marcelo Ennes, a pandemia provocada pela Covid-19, de fato, coloca muitas questões para os especialistas nas mais variadas áreas de conhecimento científico. E a Sociologia, claro, é uma delas.

“Só sabemos que a sociedade existe quando ela se impõe sobre a nossa rotina, sobre o nosso cotidiano, quando algo revela que as coisas não dependem apenas de nós mesmos e de nenhum indivíduo isoladamente”, afirma o sociólogo Marcelo Ennes.

O padre João Cláudio Conceição vê a pandemia como uma possibilidade de redescobertas que darão frutos. “Existem muitos gestos que ficarão no cotidiano das nações quando o mar se acalmar. Tais gestos abrirão os olhos da humanidade para enxergar e comprometer-se com o outro e banirão expressões conhecidas, como por exemplo: “não é problema meu””, analisa o padre.

Para além desses, a crise do coronavírus traz à tona questões ambientais e até de solidariedade, que tem sido responsável por uma das faces mais humanas de todo esse conflito mundial. Na Reportagem Especial da semana, disponível no domingo, dia 5, a partir das 20h, todos esses aspectos serão melhor debatidos.