Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Rodrigo Valadares é acusado por secretário de praticar fake news “danosa”
Compartilhar

Sales Neto: “Rodrigo Valadares está indo por um caminho muito ruim de fazer política” (Foto: Redes Sociais)

O secretário de Estado da Comunicação Social, jornalista José Sales Neto, acusou nesta quinta-feira, 18, o deputado estadual Rodrigo Valadares, PTB, de “mais uma vez” estar recorrendo “a notícias falsas” contra o Governo do Estado com a intenção de gerar mal-estar e tirar proveito político.

Sales Neto está se referindo a um vídeo-montagem que ele assegura ter sido distribuído por Rodrigo Valadares, no qual o governador Belivaldo Chagas, PSD, aparece dizendo que vai antecipar, até o dia 2 de julho, 50% do décimo terceiro dos servidores de Sergipe e, ato contínuo, apresenta outra versão de impossibilidade disso.

“Infelizmente, eu devo dizer que não tenho garantia nenhuma de antecipação do décimo terceiro. Corro o risco, realmente, de chegar ao mês de dezembro sem ter recursos para fazer o pagamento do décimo terceiro”, diz Belivaldo, na parte emendada do vídeo e numa segunda fala.

Feita a justaposição de uma e outra fala do governador, Rodrigo Valadares entra em cena, para fechar o vídeo decretando insensatez de Belivaldo Chagas enquanto gestor. “Pois é: esse é o jeito que Belivaldo e esse grupo governa (sic). Promete e depois não cumpre. E aí já é tarde demais”, diz o parlamentar.

Para Sales Neto, o grande equívoco - e ele considera de propósito e deliberado - do deputado Rodrigo Valadares é o de tentar emplacar na opinião pública a imagem de que a segunda fala de Belivado Chagas esteja a desmentir um compromisso que ele firmara ainda este ano, que é de pagar os 50% do décimo até o dois de julho.

“Ocorre que a primeira fala do governador é de junho de 2018, quando a condição financeira do Estado de Sergipe era melhor do que a de agora, e a segunda foi feita na última terça-feira, 16, no Programa Papo Reto. Só que Rodrigo Valadares pega essa fala do ano passado e quer propagar como sendo atual”, diz Sales Neto.   

“E nós estamos certos de que ele faz isso de propósito. Para nós, o deputado Rodrigo Valadares, mais uma vez, insiste em divulgar informações mentirosas. Ele fabricou uma fake news de propósito, com intenção de chamar o governador de mentiroso. Mesmo sabendo que a primeira fala é do ano passado, ele solta como se fosse atual. O que nos intriga é que ele tem convicção de que se trata de uma fala de 2018, mas tem a intenção clara de enganar o servidor público. Isso não se faz”, diz Sales Neto.

“Divulgar um vídeo do ano passado sabendo que é do ano passado e querendo fazer parecer que é de hoje, torna a fake news desse deputado mais danosa ainda. Eu entendo que, pelo mandato que Rodrigo tem e ocupa, é preciso ter mais responsabilidade com a informação que coloca nas ruas. E ele nem pode dizer que não foi ele que soltou, porque tenho print do telefone dele postando nos grupos. O Rodrigo Valadares está indo por um caminho muito ruim no seu modo de fazer política”, reprova Sales Neto. 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.