Aparte
Denise Leal Fontes Albano Leopoldo, a mulher que quer reitorar a UFS
Ff74810223325ebc

Denise Albano com a filhota Ana Sofia Albano Leopoldo

A Universidade Federal de Sergipe vai para uma eleição para a escolha de sua magnificência, o reitor, no próximo ano numa campanha que promete expor as vísceras da instituição possivelmente como nunca dantes.

Pelo menos nos últimos 16 anos, o grupo liderado por Josué Modesto dos Passos Subrinho e Angelo Antoniolli, o atual reitor, se revezou no mando de quatro gestões quase que por aclamação, num bate-bola assim meio, comparativamente, Marcelo Déda para Jackson Barreto da vida política.

Mas agora, uma ruma de professores, alguns deles encorajados pelos raios luminosos da direita, bota a cabeça de fora e vem cheia de gás com a intenção de tomar o mandato do grupo de Angelo Antoniolli ano que vem.

Entre essas figuras está a professora e doutora em Direito Denise Leal Fontes Albano Leopoldo, 49 anos, com 23 anos de UFS. Ela avança com um projeto, ainda que embrionário mas ousado e amparado pelo Grupo Docentes Pela Liberdade, de abrangência nacional.

Esta moça quer expor em campanha os problemas da UFS e trazer soluções para uma instituição que ela aponta cheia de rachaduras na transparência, no rendimento dos seus docentes e discentes (professores e alunos) e na expansão física.   

Ela é a Entrevistada Domingueira aqui no Portal JLPolítica desta semana. Um pouquinho do que ela pensa? Então vai aí: “Defendemos alguns valores e princípios que para a gente são muito caros, como uma universidade plural, onde ideias possam ser expostas em um ambiente de tolerância e de respeito ao pensamento diverso”, diz Denise Albano.

Mais? “Defendemos também uma melhoria na qualidade da pesquisa, porque a gente percebe um crescimento de investimentos nessa área, mas em termos de qualidade, não”, completa Denise.

Será que a UFS, em seus 51 anos de história, vai ter pela primeira vez a graça de uma reitora? Ela diz que trabalha para estar na lista tríplice. O resto... Leia a Entrevista com ela a partir das 8h deste domingo dia 3.