Aparte
Reportagem Especial: como a definição de um lado político é construída?
6eeaa933b86815ac

Construção de ideologia político-partidária é resultado de diversos fatores, segundo especialistas 

Que o país vive um momento de total polarização política, isso todo mundo já sabe. Atualmente, direita e esquerda disputam, de maneira acirrada, para ver quem tem mais adeptos e, obviamente, consegue fazer mais políticos eleitos. Ou barulho.

No meio dessa guerra, o JLPolítica tenta mostrar, a partir do debate provocado pela Reportagem Especial, como essa ideologia político-partidária é construída, quais critérios a permeiam e influenciam - o meio familiar, o acadêmico ou mesmo uma predileção formada ao longo do tempo?

De acordo com a psicóloga Isabela Macêdo, a personalidade humana é formada por questões biológicas, mas também pelo meio em que vive, através de observações, de acordo com que lhe é ensinado, assim como da cultura na qual está inserido, etc.

“Existe um conjunto de fatores que influencia para formar um tipo de caráter em todos os aspectos, até mesmo quanto a identidade ideológica-política”, esclarece Isabela Macêdo.

Para o sociólogo Marcelo Ennes, professor da Universidade Federal de Sergipe - UFS -, a concepção dessa ideologia político-partidária, de fato, leva em conta diversos fatores - família, amigos, escola. Mais que isso: “é resultado do cruzamento disso tudo”, diz ele.

O professor esclarece que cada um reage de maneira diferente a essa vivência, o que resulta em um modo igualmente diverso de encontrar um denominador em toda essa vivência. “O resultado será sempre dependente de como cada um sintetiza as influências”, define.

Para além desses citados, o sociólogo Rodorval Ramalho, o dirigente do Levante da Juventude, Durval Siqueira Sobral, movimento esquerdista que atua em Sergipe, e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Jefferson Feitoza, também colaboraram com a Reportagem, que estará disponível no domingo, 3, a partir das 20h.