Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Senador Valadares disputará Governo de Simão Dias se Cristiano Viana não quiser
Compartilhar

Antonio Carlos Valadares: “Belivaldo não é o fim da nossa trajetória”

“Nesse caso em específico, ao meu ver, houve um desencanto enorme com a eleição de Belivaldo Chagas, e o prefeito Marival Santana também tem lá o seu desgaste natural. Ele não está com essa bola toda. Então eu acho que a eleição em Simão Dias está em aberto. E, ademais, o Cristiano Viana tem aparecido muito bem nas pesquisas. Ele é um radialista com programa em duas emissoras. Ele é um homem que dá assistência ao povo diariamente”, afirma o ex-senador.

Antonio Carlos Valadares pondera que “no interior, infelizmente, ainda há uma parte do eleitorado que tende para o lado economicamente mais forte”, embora contraponha outra opinião. “Quero deixar claro que isso é uma parte, e a menor. Não é todo o eleitorado. Nós não podemos achar que Simão Dias, uma terra que teve tantos governadores, seja uma terra vendida. Um curral eleitoral qualquer. A cidade de Simão Dias terá a oportunidade de demonstrar mais uma vez a sua autonomia política com Cristiano ou com qualquer outro candidato que o PSB venha a apresentar juntamente com os nossos futuros aliados”, diz ele.

O ex-senador não parece estar jogando para plateia quando louva os atributos de pré-candidato em Cristiano. “Eu acredito em Cristiano Viana, que é um bom homem de lutas, tanto que ele foi candidato a prefeito na eleição de 2016 sabendo eu era difícil ganhar. Mas o foi. Aí veio a eleição de deputado federal e ele se dispôs a ir mais uma vez, com a intenção de ajudar ao partido. E mais de 90% da votação dele veio justamente de Simão Dias. Então, ele tem tudo pra ser candidato e enfrentar quaisquer forças que apareçam”, diz Valadares.

Belivaldo Chagas: ex-senador acha que é favorecido pelo jeito dele governar

O animal político que o ex-senador Antonio Carlos Valadares, PSB, carrega dentro de si está mais vivo do que muita gente possa imaginar. Ao ponto de ele garantir, com exclusividade para esta Coluna Aparte, que se Cristiano Viana não quiser disputar a eleição de prefeito de Simão Dias ano que vem os simãodienses podem contar com uma candidatura pessoal dele.

“Eu posso dizer com a maior franqueza que se Cristiano Viana não quiser - e ressalto aqui que ele é o nosso pré-candidato natural -, até eu me proponho a ser o candidato a prefeito. E outra coisa: com muito otimismo, porque do jeito que Belivaldo Chagas está governando Sergipe e Marival Santana a Simão Dias nos deixam uma estrada aberta para uma grande caminhada e uma perspectiva de vitória”, avisa o ex-senador de 76 anos, que começou a vida justamente como prefeito de Simão Dias em 1966 - há exatos 53 anos, portanto. Depois disso, ele só parou ano passado, mas tendo sido deputado estadual, federal, vice-governador, governador e senador de três mandatos.

Cristiano Viana passou a ser uma dúvida na disputa de Simão Dias depois que Belivaldo Chagas e Marival Santana anunciaram predisposição para uma aliança em 2020. “O grupo dos Valadares nunca deixou de ter um candidato à Prefeitura de Simão Dias, seja pra ganhar ou seja pra perder. E não vai ser agora que vai desistir de apresentar um. Se não tiver um candidato, até eu me disponho a sê-lo para manter viva a chama da nossa história política, que é uma história de trabalho, honradez e dedicação ao povo simãodiense”, reforça o ex-senador.

Como se vê, Antonio Carlos Valadares “não tira o chapéu” e nem bate continência para esta possível aliança entre Belivaldo e Marival. “Quem mora no interior sabe a força que tem a máquina pública numa eleição, e aí nesse caso seriam duas - a máquina do Governo do Estado e a máquina do município. Mas eu quero lembrar que o tempo e as coisas estão mudando - mudando no sentido de que isso não conte mais tanto quanto contou em eleições passadas”, diz ele.

Cristiano Viana: Valadares entende que ele é pré-candidato natural

Mas, reforça o ex-senador, caso Cristiano Viana dê para trás e queira disputar somente a Câmara Municipal, “o PSB não deixará a cidade sem um candidato”. “Não estou torcendo para que Cristiano Viana não seja este candidato. Pelo contrário: entendo que ele é o pré-candidato natural, uma vez que já fora candidato antes na base do sacrifício. Hoje, está tudo nas mãos de Cristiano Viana. Mas se ele não quiser, vai ter um outro candidato. Porque quando eu digo até eu, pode ser outro também”, diz.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.