Aparte
Com emendas orçamentárias, Jeferson Andrade vê Legislativo “perto das pessoas”
Cdca6a70f63e9323

Jeferson Andrade: Legislativo fortalece seu elo real com as comunidades

O deputado estadual e primeiro secretário do Poder Legislativo de Sergipe, Jeferson Andrade, PSD, considerou muito “justa, acertada, responsável e social” a decisão unânime dos 24 parlamentares de Sergipe de destinar 50% dos valores das emendas impositivas a que têm direito no orçamento deste ano de 2020 para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e da doença Covid-19.

Isso corresponde à metade de pouco mais de R$ 1,1 milhão a que cada parlamentar tem direito para indicação em obras e ações dos Governos Municipais. “Nada mais justa e acertada do que esta decisão de contemplar aspectos da pandemia. Nosso objetivo hoje é voltado para salvar a vida das pessoas”, diz Jeferson.

“Afinal, temos que levar em conta que o Poder Legislativo, como se sabe, é uma instituição de Estado muito próxima das comunidades e não poderíamos agir diferente nesta hora. Foi uma decisão responsável e social”, diz Jeferson.

Em 2020 é o primeiro ano em que os deputados estaduais de Sergipe têm, nos moldes do que acontece com os deputados federais, direito institucional a emendas impositivas para ajudar as gestões municipais com obras e ações sociais. Com a chegada da pandemia, eles aceitaram ir em direção ao apoio da saúde das comunidades.

“E por uma sugestão do deputado Iran Barbosa, que nós todos acolhemos, os demais 50% das emendas poderão ir nesta mesma direção, só que para ajuda mais no campo social às pessoas nessa hora difícil. Vamos ver a curva da pandemia e decidir. De qualquer modo, continuará o Legislativo presente nas necessidades das comunidades”, diz Jeferson Andrade.