Aparte
Entrevista Domingueira com José Rollemberg Leite Neto está imperdível

José Rollemberg Leite Neto: com discrição, ele vai falar ainda da cassação de Belivaldo Chagas

Uma Entrevista espetacular e nada espetaculosa. Esta definição simplória bem que poderia abarcar o significação da Entrevista Domingueira do JLPolítica feita com o advogado sergipano José Rollemberg Leite Neto, 44 anos, hoje uma espécie de fina grife do direito político, sobretudo o de fundo eleitoral.

A intenção deste Portal era a de aferir os conceitos deste profissional do direito sobre a existência de um eventual ativismo judicial no Brasil e outros quetais na esfera dos poderes pátrios.

Mas aí José Rollemberg Leite Neto foi extremamente eficaz na produção de uma visão republicana repleta de lógicas e razões sobre as mazelas dessa enorme Pindorama chamada Brasil. E sem que o leitor concorde ou discorde dele, sem a mínima afetação nos conceitos.

Esta chamada, de propósito, não vai revelar aqui as ideias do moço - para que você as confira diretamente na Entrevista do domingo. Mas aqui vai uma palhinha em forma de concessão. Ou melhor, duas.

A primeira. “Falhamos diária e miseravelmente como Estado Constitucional. Fracassamos desde o mais elementar preceito constitucional, o da igualdade. Um negro e um branco, um homem e uma mulher, um heterossexual e um homossexual, um rico e um pobre, um nordestino e um sulista, um empregado e um desempregado ou precarizado, não têm a mesma expectativa, nem a mesma qualidade de vida, no Brasil”.

A segunda. “O Judiciário não edita decretos facilitando o porte de armas em uma das sociedades mais violentas do mundo. O Judiciário não destrata minorias publicamente. O Judiciário não promete suspender o cumprimento do mandamento de demarcação de terras indígenas fixado na Constituição. Há um velho truísmo muito citado por nós, advogados: o Judiciário é a última porta do desesperado. Erra, lógico. Mas a democracia depende dele e, na média, ele age bem. Quem cassou uma presidente eleita democraticamente e sem crime de responsabilidade não foi o Judiciário - só pra lembrar uma contribuição recente do Legislativo à desvalorização da democracia entre nós”.

Pronto. Chega. Leia a Entrevista na íntegra a partir das 8h deste domingo, 26. Sem bravatas: ela está imperdível.

Foto: Rede Alese