Aparte
Opinião - Ataques da oposição atestam boa gestão de Edvaldo Nogueira

[*] Edson Júnior

Quem pensa que com a pandemia do novo coronavírus a oposição daria uma trégua nos ataques ao prefeito Edvaldo Nogueira está enganado. É preciso desgastar a gestão e o prefeito porque este ano tem eleição e com a Covid-19 o calendário eleitoral sofreu mudanças que alteram a dinâmica de campanha.

Nesse ambiente pré-eleitoral, de pouco contato físico com o eleitorado, a Covid-19 tem sido um artefato dos adversários contra Edvaldo. Desde as primeiras providências adotadas pelo prefeito no enfrentamento ao novo coronavírus, integrantes da oposição tentam desgastá-lo.

Nada do que o prefeito faça convence, tudo está errado. E como Edvaldo responde aos ataques? Opta pelo trabalho. Deixa a oposição falando e vai cuidar das pessoas, da pandemia e da cidade. Não tem tempo para embarcar em discussões que não ajudam os aracajuanos. Faz certo o prefeito, e esse acerto incomoda seus opositores. É a prefeitura o que eles querem.

No domingo, 14, um deputado estadual de primeiro mandato reclamava em grupos de WhatsApp da divulgação diária que o prefeito faz em suas redes sociais sobre os casos de Covid-19 no município. Tenha paciência! Nem prestar informação de utilidade pública o prefeito pode? Misericórdia! 

Para o bem da cidade, as estilingadas dadas pelos “papa-Covid” não conseguem abater o ânimo do prefeito, nem tem provocado desgastes em sua imagem. A velha estratégia do ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, segundo a qual “uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”, não tem surtido efeito. A cada movimentação com viés político-eleitoral, o prefeito tem agido dentro do que recomenda a boa prática de gestão. E tem provado correção dos seus atos.

Sobre o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar – Hcamp -, por exemplo, lançaram dúvidas sobre a localização, a altura do pé-direito da unidade, climatização, sistemas de gás e energia, projeto hidrossanitário, piso e quantidade de leitos. Tudo foi respondido com equilíbrio, argumentação técnica, e a unidade está operando dentro do propósito para o qual foi planejado: salvar vidas.  

Ainda assim, para dar mais tranquilidade à sociedade sobre a lisura dos seus atos, o prefeito determinou que toda a documentação referente a implantação da unidade fosse encaminhada ao Ministério Público do Estado, recebendo do procurador Jarbas Adelino, após competente análise, a aprovação do processo. 

O enfrentamento à Covid-19 envolve esforços e ações do Governo Federal, governos estaduais e prefeituras. Cada ente federado com competências específicas para evitar sobreposição de ações e confusões administrativas. Não se vencerá essa pandemia de forma isolada e bagunçada. É preciso união e definição clara do papel de cada um.

É assim que Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju têm atuado: dividindo competências e ações. São decisões delicadas, tomadas ouvindo a ciência, técnicos e gestores, com vistas a evitar uma explosão de casos que esgote a capacidade dos sistemas públicos e privados em atender os cidadãos. 

Em entrevista concedida ao jornalista André Barros, na Nova Brasil, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um balanço de todas as ações da prefeitura no combate à Covid-19. Atualizou números da pandemia, falou sobre plano de contingenciamento, trabalho sistemático de acompanhamento às pessoas diagnosticadas com a doença, os mais de 20 mil atendimentos no MonitorAju - ferramenta de orientação e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 -, ampliação de retaguarda de atendimento com o Hospital de Campanha, plano de retomada da economia e perspectiva de redução no número de casos após o mês de junho. 

A Prefeitura também tem realizado trabalho de limpeza e desinfecção em áreas públicas, distribuição de kits de segurança alimentar para alunos da rede municipal, capacitação de profissionais da área médica, ações educativas e de fiscalização em conjunto com o Governo do Estado para o cumprimento dos decretos de isolamento social, além de uma rede estratégica de comunicação para manter a população informada sobre a doença. Medidas que se articulam e têm salvado vidas. 

As tentativas de desgastar o prefeito Edvaldo Nogueira têm servido de atestado para coroar seus esforços como gestor aplicado. A população tem percebido que o vilão da história não é quem trabalha para o bem das pessoas e da cidade, mas quem tenta atrapalhar quem está trabalhando.

Uma frase atribuída ao francês Napoleão Bonaparte pode sintetizar a forma como Edvaldo Nogueira tem tratado as críticas dos seus adversários. “Nunca interrompa seu inimigo enquanto este estiver cometendo um erro”. Está certo o prefeito. 

[*] É jornalista.