Aparte
PT de Canindé defende Missinho Balbino dos ataques de Heleno SiIva
5d5e0601bd8f4b5d

Missinho: alvo de defesa do PT que ele mesmo preside

O ex-prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno SiIva, Republicanos, disse em nota publicada nesta Coluna na última quinta-feira que o presidente do PT daquela cidade, o sindicalista Missinho Balbino, é um “doente” e “fundamentalista” político.

“Aquele petista é um doente. Hoje, Canindé é uma cidade que não precisa de um político profissional não. De um louco fundamentalista, como Missinho”, disse Heleno. A propósito disso, a Coluna recebeu o texto a seguir do PT de Canindé.

“O PT de Canindé de São Francisco vem a público repudiar a narrativa ofensiva e pessoal de Heleno Silva, Progressistas, ao PT e a Missinho Balbino, presidente municipal do PT de Canindé, em nota nesta Coluna Aparte na noite da última quarta-feira,14.

Na oportunidade da decisão do PT de Canindé, ratificamos que a deliberação de não apoiar o projeto político de Heleno e Kaká Andrade foi unânime pelo Diretório Municipal, composto por 10 membros. Dessa forma, não foi uma decisão de Missinho. 

Tal deliberação vem baseada em fatos concretos referente à situação caótica em que se encontra a população de Canindé e o município em si, resultado da incapacidade das últimas gestões em proporcionar qualidade de vida aos munícipes de uma cidade turística e rica como Canindé. 

Além disso, a campanha de Heleno Silva foi baseada na promessa de mudança, inclusive com ataques à gestão dos Andrade e mais especificamente a Kaká Andrade, a quem Heleno chamava de "rasgador de bilhetes". 

Então, o que mudou para Heleno? Kaká virou bom gestor de repente? Ele mentia em seus discursos para ganhar as eleições? Missinho Balbino e o PT, assim como milhares de eleitores, acreditaram na mudança proposta por Heleno.

Sem o PT, de certo ele não lograria êxito na disputa ao executivo municipal. Porém ao longo ao gestão Heleno mostrou-se ser mais do mesmo. Em contrapartida, no último pleito municipal, a campanha dos Andrade em 2016 foi pautada nos erros da gestão de Heleno, que era chamado de “falso profeta”.

Diante do exposto, fica evidente que há um jogo político por conveniência. E Kaká e Heleno pensam que o povo de Canindé é burro e esquece fácil. No que se refere a Missinho Balbino, presidente do PT de Canindé, servidor público municipal concursado, sócio fundador do Sindiserve-Canindé, ao longo da sua vida pública tem se dedicado à luta pelo bem de Canindé e de seu povo e, assim, em dado momento aceitou o desafio de trabalhar à frente da Secretária de Esportes.

Assim, com muito trabalho e dedicação, colocou o esporte de Canindé em evidência nacional através da excelente participação do Futsal canindeense na Copa TV Sergipe. Além disso, diversas modalidades de esporte foram valorizadas e crianças, adolescentes e adultos tiveram a oportunidade de praticar o esporte como meio de entretenimento, lazer e inclusão social.

Enfim, a contribuição de Missinho para o município é inequívoca em diversos âmbitos, inclusive à frente da Secretaria de Esportes, visto que depois da sua gerência na pasta, não se ouve falar em esporte em Canindé.

A atuação do PT em Canindé também rendeu ao município um prêmio nacional em Saúde Bucal, sendo Canindé classifica como 1° lugar em Saúde Bucal no Prêmio Brasil Sorridente 2014 para população até 50 mil habitantes. Prêmio conseguido graças à competência e ao trabalho da doutora Rosacy, atual diretora de formação do PT Canindé, enquanto coordenadora de Saúde Bucal.

Por consequência, o município foi contemplado com um equipo odontológico completo e com 10 mil kits de material para higiene oral.

Ainda na fala do ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva, fica claro que ele tenta se esquivar das suas responsabilidades enquanto gestor municipal, e culpabiliza Dilma Rousseff pelos problemas que houve em sua gestão.

O que demonstra que, além de não assumir seus erros, Heleno esquece que foi o PT, através do mandato da companheira Dilma, que enviou verba federal para a construção de três postos de Saúde em Canindé, dentre outros. 

O discurso do ex-prefeito que Heleno reforça apoio ao golpe contra a então presidente, a partir do qual se iniciou a derrocada do nosso país. Esclarecemos também que, diferentemente do que foi publicado, Missinho Balbino disputou apenas dois pleitos como candidato a vereador, tendo ficado com a primeira suplência em um desses e, atualmente se apresenta como pré-candidato a vereador para eleições 2020. 

Heleno intitula Missinho como “doente fundamentalista”, o que é incoerente uma vez que fundamentalista é quem segue o fundamentalismo, movimento religioso e conservador. E não é Missinho quem usa a fé e a religião para ludibriar eleitores.

Missinho não entende porque Heleno lhe ataca pessoalmente, falando sobre perder eleições, já que ele e seu grupamento político perderam a última disputa. Missinho não vejo como vergonha não ganhar uma disputa eleitoral. Lula tentou quatro vezes até o povo compreender a importância da eleição dele.

Sabemos que tudo depende da vontade do povo e que não é fácil disputar com aqueles que exploram as necessidades do nosso povo em troca de votos. O PT de Canindé acha importante prezar sempre pela honestidade e, mesmo sem um mandato, não desistir de lutar por uma Canindé justa e igualitária, onde seu povo possa viver com dignidade. 

Diretório Municipal do PT de Canindé de São Francisco”